Adicione o texto do seu título aqui

Estudantes terão poupança abastecida pelo governo com custo de até R$ 4 bilhões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (14), que vai lançar um programa de “bolsa poupança” para alunos do Ensino Médio, com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens na escola. O programa deve ser implementado ainda este ano, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

A novidade foi divulgada pelo ministro durante o programa “Conversa com o Presidente”, apresentado pelo jornalista Marcos Uchôa. Segundo Santana, o programa consiste em um auxílio mensal aos estudantes, que será complementado por uma parcela depositada em uma poupança ao final de cada ano letivo. Os valores e os critérios de elegibilidade ainda não foram definidos, mas a expectativa é que o programa seja voltado para jovens de famílias de baixa renda. “O aluno entra no primeiro ano e vai receber todo mês um auxílio. No final do ano, concluindo o primeiro ano, ele recebe uma bolsa que vai ser depositada numa poupança, um compromisso. Aí, ele entra no segundo ano, também recebe um auxílio mensal (…) e ao final da conclusão do ensino médio ele pode resgatar todo aquele recurso, ou para montar um negócio que ele queira começar, ou pagar a universidade que ele queira”, explicou Camilo Santana.

O ministro da Educação afirmou que o programa visa combater a evasão escolar no Ensino Médio, que é a etapa com maior taxa de abandono e reprovação, muitas vezes por questões financeiras. “Nós perdemos hoje centenas de milhares de jovens no ensino médio que abandonam a escola, às vezes por necessidade de trabalhar”, disse.

A ideia de uma “bolsa poupança” para jovens estudantes foi uma das propostas de campanha da então candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB) − hoje ministra do Planejamento e Orçamento − durante as eleições do ano passado. Na ocasião, Tebet, que apoiou Lula após sair derrotada na disputa em primeiro turno, prometeu que, se eleita, sua gestão ofereceria uma bonificação financeira a estudantes que concluíssem o Ensino Médio, cujas famílias fossem beneficiárias de programas de transferência de renda do governo. Para conseguir o apoio de Tebet, Lula se comprometeu a incluir, em seu programa de governo, promessas de campanha da emedebista.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também