Por meio de convênio assinado com o Ministério da Justiça, Anápolis vai receber R$ 400 mil para a restauração do prédio da Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente” para instalação do Museu da Imagem e do Som (MIS). Tombada como patrimônio histórico do município, a antiga estação, símbolo do desenvolvimento econômico que chegou a Anápolis pelos trilhos da Estrada de Ferro, na década de 1930, é o espaço ideal para abrigar a memória audiovisual da cidade, afirma o secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida.
O anúncio do repasse foi feito pelo prefeito João Gomes. “Além do Museu da Imagem e do Som funcionará naquele espaço o Centro Cultural de Preservação da Memória Maestro Sisenando Gonzaga Jaime”, destaca. A previsão é de que as obras tenham início em junho deste ano e sejam concluídas em 2016.
O Centro Cultural de Preservação da Memória, criado pela Lei 3.091, de 14 de setembro de 2004, vai finalmente sair do papel graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, proposta pelo deputado federal Rubens Otoni.
O secretário Augusto César Almeida explicou que, nos próximos dias será feito o processo de licitação para a escolha da empresa que fará as intervenções e ainda neste semestre a ordem de serviço será assinada. “Será feita a restauração e também a aquisição de equipamentos para o Centro Memorial. Um benefício histórico que permite um resgate cultural da cidade muito importante para a população”, acrescentou.
Fonte: Prefeitura de Anápolis