O pequi é talvez um dos frutos mais aclamados pelos goianos. É de fato, o ouro de cerrado, uma vez que é muito rico nutricionalmente. A fruta é rica em vitaminas e minerais que fazem muito bem a saúde. Muitos estudos têm sido realizados, a fim de descobrir mais propriedades do mesmo.
Rico em vitaminas
O pequi é rico em vitaminas A e C que tem função antioxidante, ou seja, ajuda o corpo a se proteger dos radicais livres. São ótimas para fortalecer o sistema imunológico.
Além das vitaminas, o pequi também é rico em ácidos graxos monoinsaturados, ou seja, as gorduras do bem. Elas são muito benéficas para a saúde do coração e para a redução do colesterol “ruim” ou LDL.
Coadjuvante no tratamento do câncer
Uma pesquisa realizada na UnB, em 2009, mostrou que os radicais livres encontrados no fruto são capazes de proteger o corpo dos efeitos colaterais das drogas que são utilizadas no tratamento do câncer.
A pesquisa não conseguiu medir o quanto o pequi ajuda a proteger as células. No entanto, eles conseguiram comprovar sua efetividade em proteger as células saudáveis do corpo.
Ajuda no combate do colesterol
Outro estudo realizado na UnB, dessa vez em 2011, mostrou que o fruto também ajuda no controle do colesterol, pois ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos. E claro, isso está diretamente relacionado à saúde do coração.
A cada ano novas pesquisas sobre o fruto são lançadas, o fato é que ele faz bem para a saúde. Então se você gosta do pequi e mal espera essa época do ano para se esbaldar, pode aproveitar a vontade, mal não vai fazer!
Fonte: Guia Curta Mais