As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 estão abertas a partir de hoje (27) e vão até o dia 7 de junho. O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil e em algumas instituições de Portugal, além de ser requisito para programas governamentais como Fies, ProUni e Sisu.
Os interessados em participar devem se inscrever através da página do participante, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 85, que deve ser paga até o dia 12 de junho. Estudantes que têm direito à isenção da taxa tiveram prazo até 26 de abril para solicitar esse benefício.
Os candidatos que tiveram a isenção aprovada terão sua participação no Enem 2024 confirmada após a realização da inscrição. Já os não isentos precisam se inscrever e pagar a taxa dentro do prazo estipulado para ter sua inscrição confirmada após o processamento do pagamento.
As provas do Enem estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, e o edital com o cronograma e as regras do exame foi publicado no início do mês. Além das datas e horários, o documento detalha os documentos necessários e as obrigações dos participantes, incluindo as situações em que um candidato pode ser eliminado.
Assim como em anos anteriores, o Enem será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação estão disponíveis no sistema de inscrição e no Portal do Inep, e os candidatos devem indicar o local desejado no momento da inscrição.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 20 de novembro no portal do Inep, e os resultados individuais sairão em 13 de janeiro de 2025 no mesmo site.