Parque Ipiranga recebe espetáculo de palhaços para adultos no feriado

O anapolino vai poder conferir o espetáculo Édipo Rei – O Rei dos Bobos, inspirado no clássico grego Édipo Rei de Sófocles, nesta quinta (07) e sexta (08), às 20 horas, no Parque Ipiranga, situado no Bairro Jundiaí. O espetáculo que há dois anos teve sua estreia, já realizou seis apresentações no Parque da Cidade em Brasília (DF), e vai circular gratuitamente por Goiás e região.

A História

Ao todo, serão 15 atores-palhaços e seis músicos e o espetáculo é direcionado para o público adulto. Em síntese, narra a história do rei Édipo que está preocupado com as terríveis desgraças que recaíram sobre Tebas, a cidade que governa. Como expectativa de uma solução para tantos problemas, envia seu cunhado Creonte para consultar o oráculo de Apolo. Creonte, ao retornar, informa ao rei Édipo que a maldição acabaria apenas quando o assassino de Laio, o antigo rei de Tebas, fosse encontrado e punido com a morte ou o exílio.

Assim, Édipo Rei passa a dedicar-se inteira e exclusivamente à tarefa de descobrir quem teria sido o assassino do rei Laio. Ele começa por interrogar diversos cidadãos sobre o fato ocorrido, incluindo o adivinho chamado Tirésias, que diz a Édipo que fora ele mesmo que teria matado Laio.

Contudo, Édipo Rei desconfia que Tirésias tenha se aliado a Creonte para destroná-lo. Ao envolver a própria família, sua esposa Jocasta intervém, tenta acalmá-lo e, com isso, pede para que Édipo conte toda a sua história. Jocasta desconfiada, também procura dissuadir Édipo de sua busca incansável da verdade. Logo, Jocasta implora a Édipo para não vasculhar ainda mais seu passado, porém seu pedido é ignorado ferozmente. O rei questiona mais pessoas, incluindo um mensageiro de Corinto e o antigo servo de Laio que saberiam melhor sobre a história de como Édipo fora abandonado por seus verdadeiros pais e adotado pela sua família de Corinto. Jocasta percebe que, na verdade, é a mãe de Édipo e que o rei Laio era seu verdadeiro pai. Horrorizada com o que ela acabara de descobrir, Jocasta tira a própria vida. Logo em seguida, o próprio Édipo percebe a verdade sobre a sua origem e fica tão horrorizado com seu destino trágico que decide furar os próprios olhos.

Édipo Rei – O Rei dos Bobos trata, por meio da técnica da palhaçaria, o que é considerada a tragédia das tragédias, por ser tão complexa levando a tantas reflexões sobre o homem, a liberdade e o destino.

SERVIÇO
Édipo Rei – O Rei dos Bobos
Quando: 07 e 08/09, às 20 horas
Onde: Parque Ipiranga – Bairro Jundiaí
Horário: Quinta e sexta, às 20 horas
Ingressos: Entrada franca
Classificação: 16 anos
Duração: 70 minutos
Informações: (61) 99393-5770

FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Édipo Rei – O Rei dos Bobos
Adaptação, Concepção e Direção: Denis Camargo
Colaboração: Lidiane Araújo, Ana Luiza Bellacosta e Hugo Leonardo.
Atores palhaços: Denis Camargo (Édipo Rei), Simone Marcelo (Jocasta), Hugo Leonardo (Creonte), Lupe Leal (Tirésias), Beto Galdino (Coro), José de Campos (Mino), Luiz Alfredo Vannini (Tauro), Ana Luiza Bellacosta (Grã Sacerdotisa, Corifeu I e Coro), Deni Moreira (Mensageiro de Corinto e Coro), Stephanie Marques (Corifeu II e Coro), Mariana Neiva (Corifeu III e Coro), Pedro Jorge (Corifeu V e Coro), Lorena Matos (Coro), Luiza Martins (Coro) e Pedro Mesquita (Servo de Laio e Coro).
Músicos: André Araújo, Joana Lopes, Isabella Pina, Lucas Ferrari, Marley Medeiros, Tina Carvalho
Apoio: Ana Luiza Bellacosta e Hugo Leonardo
Adereços cênicos: Denis Camargo
Figurinista: Andréa Patzsch e Denis Camargo
Cenografia: Roustang Carrilho.
Iluminação: Moisés Vasconcelos e Lemar Resende
Fotografia e Programação Visual: Estúdio Carbono – Thiago Sabino
Assessoria de Imprensa: V4 Cultural – Pedro Caroca
Produção: Kamala Ramers
Assistente de Produção: Dan Kuae e Roustang Carrilho
Fomento: Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal
Agradecimentos: Prefeitura e Secretaria de Cultura de Anápolis, Prefeitura de Goiânia AGETUL – Goiânia, Prefeitura de Pirenópolis, Secretaria de Cultura de Pirenópolis, Administração do Parque da Cidade – DF e Parque Mutirama Goiânia

Fonte: V4 Cultural

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro