PIX Automático agora é obrigatório: saiba como funciona

O Banco Central criou o PIX Automático para simplificar pagamentos recorrentes, como contas de energia, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas. A funcionalidade está disponível desde junho, mas até agora era opcional para as instituições financeiras. A partir desta segunda-feira (13), as instituições devem obrigatoriamente ofertar o serviço, que continua gratuito para os clientes.

O que é o PIX Automático?

O PIX Automático permite que os usuários autorizem uma cobrança apenas uma vez, fazendo com que os pagamentos sejam realizados automaticamente em cada vencimento. Essa ferramenta substitui a necessidade de repetir o processo manualmente e funciona como uma alternativa ao débito automático tradicional e ao cartão de crédito.

Como empresas e MEIs podem usar o PIX Automático

Empresas de todos os tamanhos e Microempreendedores Individuais (MEIs) podem receber pagamentos via PIX Automático contratando o serviço junto ao banco ou instituição financeira de preferência. O Banco Central exige que a empresa esteja ativa há pelo menos seis meses, medida que ajuda a reduzir riscos de golpes e fraudes.

Diferenças em relação ao débito automático tradicional

Ao contrário do débito automático tradicional, o PIX Automático permite que a empresa receba pagamentos de clientes de qualquer instituição financeira contratando o serviço apenas em um banco. Antes, era necessário firmar convênios específicos com cada banco e cada cliente, o que tornava o processo mais complexo e burocrático.

Custos para empresas e clientes

Os bancos podem cobrar das empresas para oferecer o PIX Automático, mas o cliente nunca paga pelo serviço. A expectativa é que essas taxas sejam menores do que no débito automático tradicional e, em alguns casos, inexistentes devido à concorrência entre instituições financeiras.

Como os clientes configuram o PIX Automático

O cliente recebe uma solicitação da empresa para autorizar a cobrança, que aparece no aplicativo do banco. Ele pode aceitar ou recusar, além de definir regras, como valor máximo ou uso de limite de cheque especial. A autorização também pode ocorrer via QR Code, site ou aplicativo da empresa.

O que acontece após a autorização

Depois que o cliente autoriza, a empresa envia a cobrança ao banco do cliente, que agenda o pagamento e notifica o usuário, permitindo conferir o valor e o saldo disponível. No dia do vencimento, o banco efetua o pagamento automaticamente conforme as regras previamente definidas. A frequência pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual, conforme combinado.

Benefícios do PIX Automático

O PIX Automático simplifica a vida de clientes e empresas. Para os consumidores, evita atrasos e elimina a necessidade de repetir pagamentos manualmente. Para empresas, facilita receber pagamentos de clientes de qualquer banco e melhora a eficiência na cobrança. Além disso, cerca de 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito podem usar o serviço para assinaturas e outras contas recorrentes.

Com o PIX Automático, o Banco Central garante mais praticidade, segurança e controle financeiro, beneficiando tanto clientes quanto empresas em todo o país.

Fonte: Redação

Leia também: Governo paga aluguel para moradores de 20 cidades de Goiás

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro