Novo Pix: pagamentos automáticos e sem tarifa, veja

Dois celulares com o aplicativo do pix aberto

O Pix Automático será oficialmente lançado nesta quarta-feira (4), durante evento em São Paulo. A nova funcionalidade permitirá a realização de pagamentos recorrentes, funcionando de forma semelhante ao débito automático.

Com a autorização para uso do Pix Automático, contas como água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde, entre outras, poderão ser debitadas automaticamente da conta do usuário.

A principal vantagem em relação ao débito automático, segundo o Banco Central, será a instantaneidade das transações e a isenção de tarifas para pessoas físicas. O Pix Automático também deve alcançar um número maior de usuários, superando as limitações atuais do débito automático tradicional.

Para as empresas que recebem os pagamentos, o BC afirma que a nova modalidade tem potencial para aumentar a eficiência, reduzir os custos de cobrança e diminuir a inadimplência.

O evento de lançamento contará com a presença do diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, além de Renato Gomes, Gilneu Vivan, Izabela Correa e do presidente da Zetta, Eduardo Lopes, entidade parceira do evento.

Confira as novidades e diferenças entre o Pix Automático e o débito:

  • Contas como luz, telefone, escola e condomínio poderão ser agendadas via Pix;
  • Não haverá cobrança de tarifas para pessoas físicas;
  • O sistema terá maior alcance entre os usuários;
  • Transações serão instantâneas;
  • Pode aumentar a eficiência e reduzir inadimplência e custos de cobrança.

Quem desejar aderir ao Pix Automático deverá informar à empresa responsável pelo serviço, como uma concessionária de energia ou administradora de condomínio, o interesse na nova modalidade. A empresa enviará ao cliente uma notificação com a proposta de adesão. Ao aceitar, o cliente passará a realizar os pagamentos de forma instantânea e recorrente.

O Pix Automático será oferecido tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. No caso das pessoas físicas, os bancos serão obrigados a disponibilizar a funcionalidade sem custos. Já para as empresas, a adesão por parte das instituições financeiras será opcional.

Fonte: R7

Leia também: Identificado homem morto a facadas em Anápolis

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro