Os trabalhadores que atuaram com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023 já podem se organizar para receber o auxilio salarial de 2025. O pagamento do benefício começará em fevereiro e seguirá, de maneira escalonada, até agosto, conforme o mês de nascimento de cada beneficiário.

Pagamentos automáticos e saque via aplicativo
Segundo o Ministério do Trabalho, os trabalhadores com conta na Caixa Econômica Federal receberão o valor por meio de depósito direto. Aqueles vinculados ao Banco do Brasil terão o crédito liberado via conta corrente, PIX ou TED. Por outro lado, quem não possui vínculo com essas instituições poderá acessar o abono por meio da Poupança Social Digital, no aplicativo Caixa Tem. Nesse caso, é fundamental realizar o saque até 29 de dezembro de 2025.
Como consultar o benefício
O trabalhador pode verificar se tem direito ao abono salarial por meio de diferentes canais. Para isso, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. Além disso, ele pode ligar para o telefone 158 da Central Alô Trabalho ou, se preferir, buscar atendimento presencial nas Superintendências Regionais do Trabalho.
Clique aqui e siga o perfil do Viva Anápolis no Instagram
Quem tem direito ao auxilio?
O abono salarial PIS/Pasep é voltado, principalmente, para os trabalhadores já cadastrados nos programas e que atuaram com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias ao longo de 2023. Além disso, é necessário que tenham recebido, no máximo, dois salários mínimos mensais durante esse período. Para que o pagamento ocorra sem impedimentos, o empregador precisa informar e manter os dados do funcionário atualizados junto aos órgãos competentes.
Calendário de pagamento do abono salarial 2025
O valor será disponibilizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Confira:
- Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 17 de março
- Nascidos em março e abril: 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: 17 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto
O prazo final para o saque do abono salarial vai até o dia 29 de dezembro de 2025. Após esse período, o trabalhador somente poderá resgatar o valor caso ocorra uma convocação específica por parte do Ministério do Trabalho.
Fonte: Redação
Leia também: Trabalhadores demitidos vão ganhar PIX de R$ 3.000 ou mais