E Zeca pega carona na fama de Cristiano Araújo

"Zeca quis ser diferente, ter autonomia", diz nossa correspondente Letícia Jury

De repente, depois dos perfis do Facebook serem invadidos pelas cores do arco íris, o que ficou belíssimo, diga-se de passagem, surge uma polêmica: Zeca Camargo. Internautas enfurecidos! Tive a curiosidade de assistir a ‘crônica’ que ele produziu para a Globo News, e concluo: Zeca quis ser diferente, ter autonomia, não ir ao encontro da unanimidade que está comovida. Até aí tudo bem! Ele tem esse direito.

 

Mas o jornalista perdeu a razão quando usou palavras pejorativas, atropelou o assunto jogando a nova mania dos “livros de colorir”, ‘tacou’ a necessidade de luto e ídolos se apropriando não muito corretamente das correntes da psicologia, e falou a grande bobagem que o sertanejo era desconhecido.

 

Sim, Cristiano Araújo era desconhecido para quem não gosta de música sertaneja (eu, por exemplo, passei a conhecer agora, e são bem legais, diga-se de passagem). Assim como, Tom Jobim passa despercebido para quem gosta de funk. E a recíproca também é verdadeira. Agora, como alguém que participou do ‘Encontro com Fátima Bernardes’, ‘Faustão’, ‘Ana Maria Braga’ e me parece no programa da Angélica, é uma pessoa desconhecida? Se estes são os maiores programas da televisão brasileira? Outra bola fora!

 

Zeca conseguiu o que queria: pegou rabeira na fama de Cristiano Araújo. E pior do que falar é “remendar”…e suas explicações de algo que não tem uma explicação, ficaram piores do que antes. Golaço (não sei se foi contra, mas foi um gol de letra), pois agora o Facebook está cheio de referências ao seu nome (e com inúmeras fotos). E a constatação é clara, se Cristiano Araújo era ‘desconhecido’ e ficou famoso depois da morte, Zeca Camargo também, um jornalista mediano, que agora tem sua ‘cara’ em inúmeros perfis da rede. Pois é, faltou bom senso. Foi o texto errado, no momento errado! Muito agressivo. Sem necessidade! Atropelou o bonde da história…

Letícia Jury
Mestranda em Comunicação (UFG – Linha de Pesquisa: Mídia e Cultura), Jornalista (UFG), Especialista em Assessoria de Comunicação (UFG) e em Gestão da Comunicação (FGV). Contato: (62) 9238-0335

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro