De repente, depois dos perfis do Facebook serem invadidos pelas cores do arco íris, o que ficou belíssimo, diga-se de passagem, surge uma polêmica: Zeca Camargo. Internautas enfurecidos! Tive a curiosidade de assistir a ‘crônica’ que ele produziu para a Globo News, e concluo: Zeca quis ser diferente, ter autonomia, não ir ao encontro da unanimidade que está comovida. Até aí tudo bem! Ele tem esse direito.
Mas o jornalista perdeu a razão quando usou palavras pejorativas, atropelou o assunto jogando a nova mania dos “livros de colorir”, ‘tacou’ a necessidade de luto e ídolos se apropriando não muito corretamente das correntes da psicologia, e falou a grande bobagem que o sertanejo era desconhecido.
Sim, Cristiano Araújo era desconhecido para quem não gosta de música sertaneja (eu, por exemplo, passei a conhecer agora, e são bem legais, diga-se de passagem). Assim como, Tom Jobim passa despercebido para quem gosta de funk. E a recíproca também é verdadeira. Agora, como alguém que participou do ‘Encontro com Fátima Bernardes’, ‘Faustão’, ‘Ana Maria Braga’ e me parece no programa da Angélica, é uma pessoa desconhecida? Se estes são os maiores programas da televisão brasileira? Outra bola fora!
Zeca conseguiu o que queria: pegou rabeira na fama de Cristiano Araújo. E pior do que falar é “remendar”…e suas explicações de algo que não tem uma explicação, ficaram piores do que antes. Golaço (não sei se foi contra, mas foi um gol de letra), pois agora o Facebook está cheio de referências ao seu nome (e com inúmeras fotos). E a constatação é clara, se Cristiano Araújo era ‘desconhecido’ e ficou famoso depois da morte, Zeca Camargo também, um jornalista mediano, que agora tem sua ‘cara’ em inúmeros perfis da rede. Pois é, faltou bom senso. Foi o texto errado, no momento errado! Muito agressivo. Sem necessidade! Atropelou o bonde da história…
Letícia Jury
Mestranda em Comunicação (UFG – Linha de Pesquisa: Mídia e Cultura), Jornalista (UFG), Especialista em Assessoria de Comunicação (UFG) e em Gestão da Comunicação (FGV). Contato: (62) 9238-0335