Tamanhos generosos e sabor diferenciado. Estas são as principais qualidades pregadas do novo produto oferecido pelo mercado de lanches que está em franca ascensão – os chamados hambúrgueres gourmet’s ou artesanais. De um tempo pra cá e não diferente de outras cidades, Anápolis se encheu de novos estabelecimentos que oferecem o tal hambúrguer artesanal, o que tem atraído a atenção e causando a visita de muitos consumidores em busca de saber a diferença deles para o hambúrguer tradicional.
O anapolino tem à sua disposição diferentes hamburguerias do estilo que estão espalhadas pela cidade. Na altura do Planetário, no Bairro JK, a Craft Burger, inaugurada em outubro de 2015, é a referência do segmento. O proprietário do local, Fábio Júnior, revela que a ideia de montar um estabelecimento do tipo veio do incentivo de amigos que provavam os hambúrgueres que ele fazia em reuniões sociais. Ele revelou que a sua receita integra todos os ingredientes que compõem o sanduíche. “Tanto o pão, o hambúrguer e os molhos são fabricados por mim de forma artesanal”, explica.
Outro estabelecimento montado a partir da recomendação de amigos é o Go Burguer, aberto ao público também em outubro do ano passado no Bairro Jundiaí. Nele, os irmãos Costa e Silva, Mayron e Jairo, afirmaram que, apesar de estarem no ramo da alimentação há mais de 20 anos, a fabricação de hambúrgueres artesanais dependeu de uma especialização. “Sempre fomos fanáticos por hambúrguer e sentíamos falta de algo diferenciado, que pudesse realmente mostrar pros anapolinos o que seria de fato um hambúrguer de qualidade, com gosto de carne”, citou Mayron, complementando que o segredo do produto gourmert ou artesanal é a utilização de matérias primas naturais, vegetais frescos e itens diferenciados para o preparo.
Também na região do Jundiaí, a Dom Texano é outra casa especializada em hambúrgueres gourmert’s. O estabelecimento é comandado por pai e filho, Marco Antônio Constancio e Gabriel Pontes Constancio. O filho diz que trabalhar com carnes é especialidade herdada por gerações e que influencia na fabricação dos hambúrgueres da casa, inaugurada em julho de 2015. “A receita do nosso hambúrguer foi meu pai que criou e que tem um segredo à parte que ele adquiriu com meu avô. Tem dado certo e estamos contentes com a aceitação do público”, afirmou Gabriel.
Opção pelo gourmert
Quando perguntados sobre o fator decisivo considerado pelos consumidores pela procura do hambúrguer goumert ou artesanal a opinião é comum entre os entrevistados. Segundo eles, com a onda dos produtos naturais, criou-se a política por parte do público pela busca alimentos menos industrializados e o hambúrguer produzido de forma artesanal atende esse mercado. “Outro segredo que atrai as pessoas é a qualidade, o ambiente que ela está, o atendimento diferenciado, o sabor marcante. São elementos que foram estudados e testados para agradar os paladares de todos”, observou o proprietário da Craft Burger, Fábio Júnior.
Pioneiros no mercado de hambúrgueres, Pit Dog’s não foram prejudicados
Mesmo com a ascensão do mercado, os populares pit dog’s não perderam espaço para as hamburguerias goumert’s. Em Anápolis, pelos menos dois são os mais antigos na cidade e que também fabricam os seus próprios hambúrgueres. Darci Silva (foto) é proprietária do Gordons Lanches na Praça Dom Emanoel, no Jundiaí, e está no mercado há 33 anos trabalhando com a própria família. “Anápolis é uma cidade grande é há espaço para todo mundo no mercado de lanches”, disse ela, afirmando que a sua propaganda está no tempero de seus hambúrgueres e no fato de ser o estabelecimento que fica aberto até o amanhecer, se for preciso. “Aqui é o ponto de quem sai da balada com fome”, citou Darci.
Outro estabelecimento pioneiro na cidade é o Lanche do Paulinho, localizado no canteiro central da Avenida Xavier de Almeida, no Centro. O proprietário do local, José Paulino de Rezende, é outro que viu no mercado de lanches, há 32 anos, oportunidade de ganha pão para a sua família. “Também fabrico meu próprio hambúrguer. Um pouco mais simples, de fato, mas que agrada a minha clientela. Todos tem direito de oferecer um produto novo no mercado. Isso se chama concorrência”, observou.
Fonte: Paulo Roberto Belém – Tribuna de Anápolis