Alimentação saudável, diversas sessões de sono e dedicação aos exercícios físicos. É assim que Cristiano Ronaldo mantém a boa forma e o corpo musculoso aos 39 anos e ainda compete em alto nível. O mais curioso é que, segundo pessoas que conviveram com CR7, a alimentação dele não é cara, mas sim saudável, de modo que pode ser replicada.
O craque português, que é conhecido não só pela habilidade que lhe rendeu cinco prêmios Bola de Ouro, mas também pelo físico, tem uma rotina rígida de cuidados que o faz continuar sendo um atleta de alto rendimento em uma idade que, no futebol, muitos outros jogadores já se aposentaram.
Em 2023, o astro marcou 54 gols jogando pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita, se tornando o artilheiro da temporada dentre todas as ligas do mundo.
CR7 só come alimentos frescos, bebe muita água, não consome açúcar ou bebida alcoólica, tira cinco sonecas diárias de 1h30 de duração, faz sessões de crioterapia, vai à academia regularmente e pratica pilates, segundo já noticiou o jornal britânico “Daily Mail”.
Dieta
Segundo o tabloide inglês “The Sun”, a dieta de CR7 tem seis refeições, realizadas cada uma a cada três ou quatro horas:
- Presunto, queijo, desnatados e ovos no café da manhã;
- Frango e salada mais tarde;
- Atum, azeitonas, ovos e tomate na terceira refeição;
- Torradas com abacate e outras frutas no lanche antes do jantar;
- Frutos do mar e salada nas duas últimas refeições do dia.
+ Comer de madrugada faz mal? Engorda? Tira o sono?
O chef Giorgio Barone, responsável pelo cardápio de CR7 na pasasagem dele pela Juventus, da Itália, revelou recentemente os hábitos alimentares do português.
— Não existem alimentos caros. Utilizo alimentos orgânicos e naturais: peixe, frango, carne bovina, ovos, abacate, óleo de coco e arroz negro — disse o chef ao jornal britânico “The Mirror”.
O arroz negro contém boa densidade nutricional, fibras e antioxidantes. De acordo com artigo publicado na revista Food Chemistry Advances, o cereal tem efeitos positivos na constipação, na anemia, na inflamação sistêmica e na obesidade.
O abacate também possui qualidade nutritiva. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard aponta que a gordura do abacate é uma opção saudável porque não tem grande efeito sobre o colesterol no sangue. A fruta possui baixo teor de carboidratos e alto teor de fibras.
O azeite de coco contém antioxidantes, como polifenóis e flavonóides – componentes com efeitos anti-inflamatórios e protetores do cérebro, conforme relatado em estudo publicado no Journal of Food Science.
O craque não consome bebidas alcoólicas, carboidratos refinados, gorduras trans e açúcares simples. Refrigerantes e doces, portanto, estão fora da dieta.
O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos defende que é necessário reduzir o consumo desses componentes para se manter saudável.
Um dos pratos mais pedidos de CR7 é o bacalhau com cebola, ovos mexidos e batatas. Outros escolhidos pela estrela e preparados por Giorgio foram tártar de salmão com coco e crepes de mirtilo, pêra e passas.
Responsável pelos planos nutricionais da seleção portuguesa, Luis Lavrador destacou o gosto de CR7 por peixe fresco.
— Ele come todos os tipos de pratos como o atleta responsável que é, mas o que mais gosta é de peixe: dourado, espadarte ou robalo.
A água faz parte da rotina do craque português, que consome o líquido, tão essencial para a hidratação do corpo humano, diversas vezes ao dia.
Descanso
CR7 dorme cinco vezes ao dia, com ciclos de sonecas de 1h30, segundo método aprendido com Nick Littlehales, conhecido como guru do sono.
Exercícios
O plano alimentar está associado ao gasto calórico. CR7 faz exercícios físicos regulares na academia e em pilates.