8 dicas para reduzir o uso de celular e valorizar seu tempo

Sabemos que passar menos tempo grudado no celular é um desafio, porém não é impossível. De acordo com especialistas consultados pela HuffPost, aqui estão algumas dicas realmente úteis para te ajudar a desacelerar o consumo do seu precioso tempo na tela.

1. Descubra os seus motivos

Se você começou o ano jurando gastar menos tempo na frente do celular, mas a tentação está grande, calma. A especialista sugere não depender apenas da força de vontade. Em vez disso, pense em algo positivo no qual você deseja concentrar seu tempo. Transforme isso em seu “porquê”.

Seja querer ser mais presente como pai, avançar na carreira ou até mesmo ler mais livros. Escrever uma carta de rompimento com o telefone pode ser uma forma divertida de identificar esses objetivos. Transforme seu smartphone de tentação em um obstáculo para a vida que você deseja viver.

2. Silencie o celular

O barulho das notificações é uma armadilha. Cientificamente comprovado, esses sons ativam seu cérebro da mesma forma que drogas. Então, ponha o telefone no modo silencioso e desative as notificações. É uma forma de se libertar da dependência instantânea de atender ao chamado do telefone. Dessa forma, você controla quando verificar suas mensagens, não o contrário.

3. Tire telefone de perto de você

Quando seu telefone está sempre visível, é como se estivesse pedindo para ser tocado. Para evitar esse impulso, afaste o telefone da sua mão, do seu bolso ou da sua mesa. Coloque-o fora da vista quando não precisar usar.

Se for assistir a um filme com a família, tente deixá-lo em uma gaveta. A ansiedade de separação do telefone é real, então dê um tempo para seus olhos e seu cérebro.

4. Livre-se das suas redes sociais

Redes sociais são famosas por nos sugar o tempo. Considere removê-las completamente do seu telefone. Se precisar usá-las para trabalho ou manter contato com amigos, faça isso no computador. Essa mudança pode fazer maravilhas pela sua saúde mental, evitando ansiedade, comparação negativa e até depressão.

5. Tenha um segundo celular

Pode parecer polêmico, mas investir em um smartphone barato apenas para chamadas e mensagens pode ser a solução. Isso ensina você a depender de um telefone que não tem todos os recursos do seu smartphone principal. Experimente por uma hora por dia e veja como se sente.

6. Organize seus aplicativos

Se você tem aquele aplicativo que abre automaticamente toda vez que pega o telefone, pode ser uma boa ideia dificultar um pouco o acesso. Mova os aplicativos usados com frequência para longe da tela inicial. Isso evita que você abra o aplicativo toda hora.

7. Coloque um elástico

Experimente colocar um elástico de cabelo no telefone. Isso cria uma barreira física e traz uma sensação de consciência ao uso do celular. Quando você sentir a barreira, lembre-se de que está usando o telefone conscientemente, não por impulso.

8. Deixe o celular em tons de cinza

Ativar a escala de cinza do telefone pode deixá-lo menos interessante. Estudos mostram que cores brilhantes ativam os receptores de dopamina, similares a drogas. Quando você deixa seu telefone em tons de cinza, ele se torna menos viciante, diminuindo a compulsão de ficar mexendo nele.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro