O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás está enfrentando um problema de acúmulo de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) que foram esquecidas pelos solicitantes. Apenas na sede da autarquia, são aproximadamente três mil CNHs esquecidas, mas o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, afirma que o número total de documentos esquecidos é ainda maior, pois o problema se estende para todas as unidades, incluindo Ciretrans e Vapt Vupt.
Uma das razões para esse “esquecimento” dos documentos é a adesão cada vez maior à Carteira Digital de Trânsito, que atualiza automaticamente as informações do condutor mesmo antes da impressão do documento físico. Apesar das vantagens proporcionadas pela tecnologia, o Delegado Waldir alerta que ainda é arriscado dispensar o documento físico, já que em casos de problemas com o aplicativo, pode ser necessário ter o documento físico em mãos para baixar a CNH novamente.
O Detran-GO emite por volta de 70 mil CNHs por mês, sendo mais de 50 mil referentes à renovação, CNH definitiva, segunda via e alteração de dados. Por conta da obrigatoriedade de guardar permanentemente os documentos, a autarquia não pode realizar o descarte, o que tem causado sobrecarga nos arquivos físicos das unidades.
Para buscar o documento esquecido, não é necessário agendar. Basta comparecer à unidade indicada no momento da solicitação, portando um documento pessoal. O horário de funcionamento da sede do Detran-GO é das 8 às 17 horas.