A perturbação do sossego público é uma das principais queixas recebidas pela gerência de postura da Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano. Com agentes de fiscalização disponíveis 24 horas por dia, a equipe atende denúncias de barulhos acima dos decibéis permitidos em estabelecimentos comerciais e áreas públicas.
As denúncias podem ser feitas pelo Zap da Prefeitura pelo número (62) 3902-2882 ou pelo telefone da unidade (62) 3902-1066. De acordo com o gerente de Postura, Cleandes Machado, as equipes atendem denúncias em estabelecimentos comerciais e em áreas públicas, mas quando o barulho é produzido dentro de uma residência, o denunciante precisa acionar a Polícia Militar pelo 190.
Além das denúncias de barulho, o órgão também recebe registros de lotes com acúmulo de lixo, estabelecimentos comerciais irregulares e invasão de áreas públicas. A fiscalização abrange ainda a apreensão de animais de grande porte em situação de abandono e a emissão de alvarás de funcionamento.
Para garantir a tranquilidade e qualidade de vida dos cidadãos, a gerência de postura trabalha em parceria com a Polícia Militar para coibir as perturbações ao sossego. É importante respeitar a legislação municipal que estabelece limites de decibéis para diferentes áreas, visando a convivência harmônica entre os moradores e o respeito ao sossego alheio.
A diretora de Habitação, Camilla Sayuri, destaca a importância da conscientização da população sobre suas ações, destacando que a colaboração de cada um contribui para o bem-estar coletivo. A pasta busca constantemente por melhorias nos serviços prestados, visando garantir transparência, eficiência e celeridade nas fiscalizações e atendimentos às demandas da comunidade.