Terminal será removido até 10 de julho

Cai a estrutura construída em 1998, desobstruindo a visão da Estação Ferroviária

Depois de 3 anos e 8 meses, a sentença judicial que determinou a demolição do Terminal Urbano 2, situado ao lado da Praça Americano do Brasil, está prestes a ser cumprida integralmente. O prazo para demolição total do local foi fixado até 10 de julho. Cai a estrutura construída em 1998, desobstruindo a visão da Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, um patrimônio histórico do município, que pela legislação não pode ficar cercado por qualquer tipo de edificação.

 

A ação que propôs a demolição do Terminal 2 foi iniciada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) em 2008. Depois de idas e vindas nas instâncias locais do Poder Judiciário, ela chegou a Brasília. Em outubro de 2011, transitou em julgado, ou seja, não havia nem um tipo de apelação a ser feita. Foram necessários três anos e oito meses – e várias reuniões e audiências – para o cumprimento efetivo do que determinou a Justiça.

 

O Terminal 2 só foi demolido porque o sistema de transporte coletivo de Anápolis passa por modificações a partir da licitação feita para definição de novos concessionários do serviço. Alguns mecanismos serão criados para absorver a demanda que usa a estrutura que está indo abaixo. Entre as previsões estão a criação de pelo menos quatro ligações entre bairro, sem passar pelo terminal.

 

Segundo apontado no edital, estas quatro linhas têm potencial de transportar cerca de 11 mil passageiros por dia, retirando cerca de 25% da demanda do Terminal 2. Com o remanejamento de outras linhas para atender a região da Praça Bom Jesus e a implantação do bilhete único, permitindo o transbordo em qualquer ponto da cidade, será possível absorver quase que totalmente o fluxo de passageiros que utiliza a estrutura demolida.

 

Fonte: Jornal O Estado de Goiás

 

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro