Declaração de Lula sobre Gaza é esclarecida em audiência em Israel “foi infeliz”

Nesta terça-feira, o governador Ronaldo Caiado foi recebido pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em uma audiência que abordou a guerra contra o Hamas e a relação do Brasil com o país. Caiado aproveitou o encontro para esclarecer que a declaração do ex-presidente Lula sobre a Faixa de Gaza foi considerada infeliz e não representa o pensamento dos brasileiros.

“Deixamos claro que foi uma fala infeliz”, esclareceu.

Netanyahu recebeu Caiado e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e destacou a amizade entre Brasil e Israel. Durante a reunião, o primeiro-ministro falou sobre o ataque sofrido por Israel em outubro do ano passado, que resultou em vítimas e reféns, incluindo um brasileiro. Caiado ressaltou a barbárie do evento e a vontade de Israel em libertar todos os sequestrados para buscar a paz na região.

“Vocês são bons amigos de Israel, e estou muito contente em tê-los aqui”, disse Netanyahu a Caiado e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Além do encontro com Netanyahu, Caiado também se reuniu com o presidente Isaac Herzog e visitou o Yad Vashem, o Museu do Holocausto. O governador prestou homenagem às vítimas do nazismo e ressaltou a importância de manter viva a memória dos seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto.

“É muito forte, não é fácil. Você sai de lá até ansioso com tudo que assiste. São cenas pesadíssimas. Eles deram conta de reproduzir a maneira com que os judeus foram tratados na Segunda Guerra e também fizeram uma réplica dos campos de concentração. Foram mais de seis milhões de judeus assassinados no Holocausto”, contou Caiado.

A missão internacional de Caiado em Israel inclui ainda visitas a indústrias aeroespaciais e startups, além de encontros com parentes dos reféns do Hamas e a comunidade brasileira em Ra’anana. A agenda do governador segue até quinta-feira e busca fortalecer as relações entre Brasil e Israel.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro