Adicione o texto do seu título aqui

Goiás Social e Fieg oferecem 2 mil vagas em cursos de qualificação

O Governo de Goiás, através do Goiás Social, firmou uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para disponibilizar 2 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional voltados para a construção civil. A iniciativa foi anunciada pela primeira-dama Gracinha Caiado durante a conferência de assinatura do convênio realizada na última quarta-feira, 23 de outubro.

“Identificamos a demanda por mão de obra e nossa missão é resolver essa questão, buscando saídas inteligentes. Fomos procurar parceiros capazes e vamos estabelecer em Goiás uma verdadeira escola de construção civil”, afirmou Gracinha Caiado, ressaltando a importância da formação para atender às necessidades do mercado.

Os cursos, que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), incluem modalidades presenciais e à distância. As formações presenciais contemplam áreas como pedreiro, gesseiro para sistema de drywall, instalador hidráulico, assentador de piso e pintor de obras imobiliárias.

Já na modalidade à distância, os específicos poderão se inscrever em cursos sobre mídias digitais, gráficas, automotivas, gestão, alimentos e bebidas, meio ambiente, química e segurança do trabalho. A duração dos cursos varia de dois a quatro meses.

O investimento total do governo na contratação do Senai será de R$ 1,7 milhão , com uma contrapartida de R$ 600 mil por parte da instituição. César Moura, titular da Secretaria da Retomada, destacou que a iniciativa visa desmistificar preconceitos em relação à área de construção civil e proporcionar oportunidades de qualificação que possam retirar pessoas da vulnerabilidade e gerar empregos.

André Rocha, presidente em exercício da Fieg, também comentou sobre a importância da parceria. “A missão da indústria é trazer competitividade. Infelizmente, temos um déficit na mão de obra e o governo estadual, sensível a isso, firma essa parceria para atender tanto os profissionais já atuantes quanto aqueles que desejam aprender”, disse. O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Goiás) estima que existam pelo menos 5 mil vagas abertas no setor da Grande Goiânia.

Inscrições e Requisitos

As inscrições para os cursos podem ser realizadas na unidade do Senai localizada na Vila Canaã, na Rua Professor Lázaro Costa, nº 348, ou na Central Mais Empregos do Governo de Goiás, situada na esquina da Avenida Araguaia com a Rua 15, no Centro.

Os detalhes devem ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. As primeiras turmas estão previstas para iniciar as aulas ainda em novembro deste ano.

FONTE: Redação – Janayna Carvalho 

Leia também: Saiba como calcular o valor do 13º salário

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também