Senna, a série da Netflix sobre Ayrton Senna, já está disponível na plataforma, e acompanha a trajetória do piloto, tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores nomes do esporte. A produção tem Gabriel Leone dando vida ao brasileiro, que morreu em um acidente de carro em 1994, e mostra ainda seus relacionamentos com Adriane Galisteu, sua última namorada, e Xuxa, com quem teve um relacionamento anterior.
Trinta anos depois de sua morte, Senna ainda é um ídolo, e listamos 15 curiosidades sobre o piloto para quem quer saber mais sobre ele.
Confira 15 curiosidades sobre Ayrton Senna:
Piloto desde criança
Senna cresceu em uma família com boas condições e viajou pelo mundo desde criança. Sua A paixão pelo automobilismo veio cedo, aos4 de idade, quando seus pais lhe deram o primeiro kart.
Agressivo nas pistas
Senna foi um dos pilotos mais imprevisíveis de sua época e não tinha medo de se arriscar para vencer uma corrida. Algumas de suas manobras são lendárias entre os fãs do esporte.
Campeão cedo
Ele ganhou seu primeiro título mundial de Fórmula 1 em 1988, apenas quatro anos depois de começara carreira profissional – naquela temporada, venceu 8 das 16 corridas. O segundo título veio em 1990, e o terceiro em 1991. Senna foi o piloto mais jovem a conquistar o tricampeonato de Fórmula 1.
Acelerado para tudo
Senna era tão aficcionado por velocidade que em sua infância que fazia tudo correndo. Segundo arquivo da família do piloto, ele, o piloto prestava bastante atenção nas aulas da escola para aproveitar o tempo em casa brincando.
Tretas na F1
Senna teve duas grandes inimizades no mundo do automobilismo: o francês Alain Prost e brasileiro Nelson Piquet. A treta com o piloto francês era das mais famosas e aumentava a tensão nas pistas. Eles se enfrentaram diversas vezes em autódromos no mundo inteiro, e a rivalidade era Senna bateu em Prost na última corrida da temporada em 1990 e garantiuo título mundial. Já com Piquet, a questão era no lado pessoal. O piloto fez vários comentários sobre a sexualidade de Senna e foi processado por isso. Ele afirmou que tudo partiu de um desentendimento por causa de espaço na imprensa após o tricampeonato.
A história é muito simples. A confusão não começou de mim pra ele, começou dele pra mim. Na verdade, foi um jornalista de um jornal do Brasil. Em 87, quando eu ganhei o campeonato, o Senna que dava entrevista todo dia e toda semana. Ele sumiu. E voltou nos testes de outubro até os testes do final de Janeiro no Rio de Janeiro. Se ele não sumisse, eu não teria espaço na mídia brasileira mesmo ganhando o terceiro campeonato do mundo. E o jornalista perguntou: você concorda com isso? E a única frase que eu falei e que saiu da minha boca foi: ah, vai perguntar pra ele porque ele não gosta de mulher.
Gente como a gente
Senna era pé no chão e sempre tinha tempo para autógrafos e fotos. Gente boa, conversava com quem o abordava em público
Fã de pop e rock
Quando desligava das pistas, Senna gostava de ouvir música. Fã de pop e Rock, ele curtia Queen, Beatles, Madonna, Phill Collins e Michael Jackson e escutava algo quando se preparava para as corridas. Tina Turner também era uma das favoritas de Senna, e um dia ele foi ao show dela. Tina não pensou duas vezes: chamo o piloto para o palco, disse que era sua fã e cantou para ele a música The Best.
Estreia no Brasil
Senna deu o pontapé na carreira em 1984 em solo brasileiro. A estreia na Fórmula 1 aconteceu no GP do Brasil de 1984 em Jacarepaguá.
Vencedor
Com 41 vitórias na carreira, Senna é até hoje o principal piloto brasileiro. Ele também é o maior vencedor da McLaren, com 35 conquistas.
Mais que a F1
Senna amava velocidade, mas também era fã de outros esportes. Andar de jet-ski, tênis, corrida, esqui aquático e aeromodelismo estavam entre eles.
Faltou a Ferrari
Senna pilotou 13 carros diferentes em sua história, inclusive da McLaren, escuderia na qual ele ficou até a sua morte. Mas faltou a Ferrari, escuderia que era seu sonho e pela qual ele nunca passou
Apelido
O apelido de Ayrton Senna na infância era Beco. Ele queria ser chamado de “Becão”.
Capacete com autógrafo da Xuxa
O capacete que Senna usou ao conquistar seu primeiro título de Fórmula 1 foi a leilão em 1995. A peça tinha autógrafos do piloto e de Xuxa, com quem ele namorou, e foi arrematada por US$ 45 mil (cerca de R$ 268 mil).
Relacionamentos
Senna foi casado com Lilian Gonçalves Souza, e teve alguns relacionamentos ao longo da vida. Os mais famosos foram os namoros com Xuxa e Adriane Galisteu.
Sonho de infância
Em 1970, quando tinha apenas 10 anos de idade, Senna se descreveu como piloto de Fórmula 1 em uma redação escolar. Os professores levaram na brincadeira, mas ali o pequeno já mostrava que tinha seus objetivos bem traçados.
FONTE: Quem
Leia também: Jovem morre eletrocutado enquanto usava celular na tomada