‘Coração partido’ mata mulher na Inglaterra; entenda o caso

Sharon Dann era casada com Wayne Dann há 10 anos. O casal, que vivia em Warwickshire, na região Central da Inglaterra, se referiam um ao outro como sua “alma gêmea”. Após Wayne ser diagnosticado com câncer, Sharon morreu vítima da “síndrome do coração partido”, ou Síndrome de Takotsubo. O marido veio a falecer três dias depois. Segundo O Globo, o caso aconteceu em abril deste ano.

A Síndrome de Takotsubo, em termos científicos, é considerada uma cardiomiopatia induzida por estresse, ou uma condição temporária do músculo cardíaco que apresenta sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco. O termo “Takotsubo” vem do japonês e refere-se a um pote usado para capturar polvos, que tem uma forma semelhante ao formato do ventrículo esquerdo do coração observado durante esta síndrome. A condição rara ocorre quando uma pessoa passa por um estresse repentino e severo que pode enfraquecer rapidamente o músculo cardíaco e ser fatal.

As informações sobre o casal foram divulgadas pela filha deles, Sharon, de 29 anos. Em uma publicação feita nas redes sociais, ela contou que em outubro de 2023, Wayne descobriu que estava com câncer nos pulmões. Ele já havia passado por uma radioterapia para tratar o avanço da doença na região da virilha.

Após o procedimento, os médicos constataram que não conseguiram remover o tumor e que ele havia se transformado em um sarcoma, um tipo raro que se desenvolve nos ossos.

Em março deste ano, Wayne iria iniciar a quimioterapia, mas houve uma piora em seu quadro de saúde e ele foi internado. Sharon esteve ao seu lado durante todo o período, inclusive se recusou a sair de sua cama por seis dias.

Sharon dizia que teria dificuldades em viver sem o marido e que estava com dificuldades para comer e dormir. A filha do casal descreveu o relacionamento deles como baseado na adoração mútua e em muitas risadas, e que eles eram “a pessoa um do outro”.

Três dias antes da morte de Wayne, Sharon passou mal e precisou ser internada. Ela estava com dificuldades para respirar. A filha foi chamada para o hospital e, ao chegar, foi informada que a mãe havia sofrido um ataque cardíaco.

Sharon foi colocada em coma induzido mas faleceu no dia 4 de abril. Wayne morreu três dias depois, no dia 7.

Notícias exclusivas e ilimita

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro