Conta de água ficará mais cara em agosto

Inicialmente, tarifa subiria 32%, mas AGR determinou que ficasse em 16%

O governo de Goiás voltou atrás e anunciou uma redução na porcentagem de reajuste da conta de água no estado. O valor anunciado inicialmente pela Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago) era de 32,3%, mas caiu para 16,07%. A nova tarifa já começa a ser aplicada em julho e o consumidor sentirá a diferença no bolso na conta a ser paga no mês de agosto.

 

Inicialmente, na última quinta-feira (28), data do anúncio do aumento, a Saneago explicou que a essa revisão da tarifa é prevista em lei e feita a cada quatro anos e que o valor havia sido calculado a partir da inflação e outras despesas, como o custo da energia elétrica.

“A revisão tarifária nesse momento foi superior, um índice elevado, em função de ser a primeira que ocorre no saneamento em Goiás. Ela vem para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da prestação de serviços”, afirmou na época a superintendente de Expansão e Concessão da Saneago, Juliana Matos.

 

Entretanto, o governo entendeu que o reajuste foi muito alto. A nova taxa foi anunciada após a Agência Goiana de Regulação (AGR), responsável por fiscalizar os serviços públicos do estado, revisar o cálculo utilizado para estabelecer o valor das contas de água e observar que seria possível fazer o reajuste usando uma porcentagem menor.

 

“A equipe da Saneago vai conseguir, com esses 16% de correção, otimizar a empresa e dar um andamento satisfatório a ela”, disse o conselheiro da AGR, Sérgio Lucas. A Saneago informou que só vai se posicionar sobre a mudança de percentagem após ser notificada oficialmente pela agência.

 

Fonte: G1

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro