Consumo de energia elétrica em Goiás sobe podendo atingir recorde histórico

O consumo de energia elétrica nas residências em Goiás tem aumentado de forma expressiva em 2023, em comparação com o ano anterior. No mês de setembro, os goianos utilizaram em média 197 kWh, um aumento de 11,2% em relação ao mesmo período de 2022, quando o consumo ficou em 177 kWh.

Esses dados foram fornecidos pela Equatorial Energia, empresa responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em Anápolis e em todo o estado. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de energia elétrica aumentou 4,2% em setembro deste ano, em comparação com o ano anterior, devido à onda de calor no Brasil.

Segundo a Equatorial Goiás, os clientes goianos estão consumindo mais energia elétrica em suas residências ao longo de 2023, em comparação com 2022. Marcos Aurélio Silva, executivo de faturamento da empresa, explicou que parte desse aumento pode ser justificado pelo crescimento do uso de aparelhos de ar-condicionado. Além disso, o aumento da geração de energia solar e a ausência das bandeiras tarifárias, que mantém o preço da energia mais baixo, também contribuem para esse cenário.

Além de setembro, os meses de março e abril também registraram um consumo elevado, com médias de 180 kWh e 185 kWh, respectivamente. Por outro lado, fevereiro e julho foram os meses com médias mais baixas, com 167 kWh e 168 kWh, respectivamente.

A Equatorial também prevê que o mês de outubro possa superar ainda mais os índices já alcançados este ano e atingir um novo recorde histórico de consumo de energia elétrica. A empresa está analisando os números para confirmar essa possibilidade.

Confira abaixo o consumo médio residencial durante o ano de 2023:

Janeiro – 170 kWh
Fevereiro – 167 kWh
Março – 180 kWh
Abril – 185 kWh
Maio – 177 kWh
Junho – 172 kWh
Julho – 168 kWh
Agosto – 175 kWh
Setembro – 197 kWh

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro