Entra em operação a partir desta sexta-feira, 21, o Crédito do Trabalhador, programa do governo federal de empréstimo consignado por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), que chega com a promessa de juros mais baixos.
Os trabalhadores poderão acessar o sistema e solicitar a proposta de empréstimo nos mais de 80 bancos que já operam o consignado no INSS. O novo consignado privado é voltado para trabalhadores com carteira assinada (CLT), incluindo empregados domésticos e trabalhadores rurais.
Taxas de juros e condições
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa permitirá acesso a “taxas mais civilizadas”. Ele explicou que a taxa poderá variar de acordo com o tempo de emprego e o setor da economia.
Diferentemente do consignado do INSS, não haverá um teto para os juros. No entanto, os bancos afirmam que as taxas serão mais baixas devido à garantia dos recursos do FGTS. A expectativa é que fiquem abaixo de 3% ao mês.
Em uma simulação feita pela IstoÉ Dinheiro para um empréstimo de R$ 10 mil a ser pago em 12 parcelas, a taxa inicial exibida foi de 3,04% ao mês. Após a simulação, o aplicativo informa que o trabalhador receberá propostas personalizadas em até 24 horas.
Como funciona o programa
O Crédito do Trabalhador será solicitado por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Para isso, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o trabalhador deve autorizar as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessarem informações como nome, CPF, margem salarial disponível para consignação e tempo de empresa.
Condições do crédito:
- As parcelas do empréstimo serão limitadas a 35% do salário e descontadas diretamente na folha de pagamento pelo eSocial.
- O trabalhador poderá usar até 10% do saldo do FGTS como garantia e até 100% da multa rescisória em caso de demissão.
- Se o trabalhador for demitido, o desconto será aplicado sobre as verbas rescisórias, respeitando o limite legal.
Como solicitar o Crédito do Trabalhador
- Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital);
- Autorize o acesso aos seus dados (nome, CPF, margem salarial disponível para consignação e tempo de empresa), conforme a LGPD;
- Aguarde as ofertas dos bancos, que serão disponibilizadas em até 24 horas;
- Escolha a melhor opção e contrate o empréstimo diretamente no canal do banco.
Vale destacar que o Crédito do Trabalhador não substitui o Saque-Aniversário, que continuará em vigor.
Cronograma do programa
- 21 de março: Início do Crédito do Trabalhador para 47 milhões de trabalhadores formais, incluindo 2,2 milhões de empregados domésticos e 4 milhões de trabalhadores rurais.
- 25 de abril: Trabalhadores com empréstimos consignados poderão migrar seus contratos para o novo modelo. Também será possível contratar o crédito diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos.
- 6 de junho: Início da portabilidade entre bancos para o crédito consignado do trabalhador.
FONTE: Isto é
Leia também: Mulher queima o pênis do marido com acetona após traição