O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a abertura de um concurso público para preenchimento de cargos de nível superior, oferecendo inicialmente 150 vagas imediatas e mais 750 para cadastro de reserva.
O edital foi publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União, e está disponível no site do BNDES.
O salário inicial é de R$ 20.900,00, além de benefícios como assistência à saúde e educacional, plano de previdência complementar, entre outros. A jornada de trabalho é de 35 horas semanais.
As inscrições serão iniciadas nesta sexta-feira (26), e se estenderão até 19 de agosto, por meio do site da Fundação Cesgranrio, com taxa de inscrição de R$ 110,00.
Pela primeira vez na história, as provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras, marcadas para o dia 13 de outubro.
Os candidatos poderão escolher a cidade de realização das provas e a ênfase do cargo no ato da inscrição.
O concurso do BNDES também reserva 30% das vagas para pessoas negras, alinhado com os objetivos de promover inclusão e combater desigualdades.
Além disso, há uma reserva de 15% das vagas para pessoas com deficiência.
“Alinhado com a política do governo Lula, estamos construindo o BNDES do futuro cada vez mais inclusivo. Por isso, nosso esforço em realizar um concurso que amplie as oportunidades para quem, historicamente, sempre teve menos chances, incluindo no serviço público. O banco tem compromisso com o combate às desigualdades”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A seleção contempla diversas ênfases para o cargo de analista, exigindo formação específica para cada área, com exceção da ênfase em ciência de dados, que aceita graduados em qualquer área.
Confira abaixo o quadro de vagas:
FONTE: NE10 Interior