Você preparou tudo para o churrasco, reuniu os amigos e, na hora de pegar a cerveja, percebeu que ela ainda estava quente. Frustrante, não é? Mas calma! Existem técnicas que ajudam a gelar a bebida mais rápido, sem precisar de horas de espera no congelador.
E, para quem quer manter as latas e garrafas sempre na temperatura certa para beber, os coolers portáteis podem ser um grande aliado, garantindo que a cerveja permaneça gelada por mais tempo.
Conversamos com Vanessa Rodrigues, sommelier de cervejas e gerente da Maniacs Brewing, para entender qual o método mais eficiente para resfriar a bebida rapidamente e como os coolers podem potencializar esse processo. Confira abaixo.
Como gelar a cerveja de forma rápida?
Segundo Vanessa, um dos métodos mais eficientes é a rotação com água e gelo. “As paredes das garrafas resfriam rapidamente ao entrarem em contato com a água gelada. Quando rotacionamos a garrafa, o líquido no interior troca calor com as paredes do recipiente, acelerando o resfriamento”, explica.
Os coolers portáteis complementam esse processo ao manter a temperatura das cervejas já resfriadas por mais tempo. Modelos com isolamento térmico, como os de parede dupla e poliuretano, conservam a temperatura por várias horas.
Sal, gelo e álcool?
Muito usada em churrascos e encontros com amigos, a técnica de gelo, sal grosso e álcool é uma das mais conhecidas para gelar bebidas rápido. A mistura reduz a temperatura da água ao derreter o gelo mais rápido, criando um ambiente de resfriamento mais intenso.
A explicação é que o sal diminui o ponto de fusão da água, permitindo que o gelo derreta mais rápido e resfrie a cerveja em menos tempo. O álcool potencializa esse efeito, tornando o resfriamento ainda mais eficiente. A especialista acrescenta que, para um resfriamento ainda mais rápido, as latas de alumínio são a melhor opção.
Vanessa, entretanto, esclarece que a combinação de gelo e água, associada ao movimento de rotação, resfria a cerveja em menos de cinco minutos, sendo a melhor opção.
“O método do sal grosso e álcool também é eficiente, pois reduz a temperatura da mistura. No entanto, esse método requer a lavagem das embalagens após o processo, já que o sal e o álcool podem deixar resíduos nas latas egarrafas”, adiciona.
FONTE: Estadão
Leia também: iPhones que vão sair de linha em 2025