A história contada pelo clássico filme “Ben-Hur” (1959), estrelado pelo galã Charlton Heston (1923- 2008), volta às telas hoje, quase 60 anos depois. Baseado no livro “Ben-Hur: uma História dos Tempos de Cristo”, escrito em 1980 pelo americano Lew Wallace (1827-1905), o novo longa tem o inglês Jack Houston no papel principal e o brasileiro Rodrigo Santoro como Jesus Cristo. A direção é de Timur Bekmambetov.
A produção reconta a história de amor e ódio entre dois irmãos. Judah Ben-Hur é acusado por Messala (Toby Kebbell) de tentativa de assassinato. Ele é expulso de sua vida nobre e passa anos como escravo. Na sua volta, à procura de vingança, ele passa por algumas lições de amor e perdão, principalmente por alguns encontros que tem com Jesus, que vivia na mesma época.
Se na versão do clássico de 1959 o Messias quase não apareceu, agora ele ganha importância na história. “Conversando com o diretor, ele explicou que queria colocar um Jesus mais humano, mais misturado com as pessoas. Nos filmes, ele costuma estar mais distante. Ele é só um homem que tem uma conexão maior com Deus”, explica o ator Rodrigo Santoro. “A ideia era mostrar um Jesus que ensina por meio do exemplo. O filme é baseado em um livro que conta a história do personagem Ben-Hur, que tem encontros com Cristo. Não há um sermão, há ensinamentos na prática”, conta Rodrigo Santoro.
O ator diz que não foi fácil se preparar para um personagem que já foi vivido tantas vezes. Encontrou, então, a sua visão de Jesus. “Eu cresci com uma avó católica e outra espírita, fui batizado. Todos nós temos uma visão do que foi Jesus, então, eu procurei me conectar com ele, encontrá-lo dentro de mim”, diz o ator.
Além do próprio desafio de viver Jesus, Santoro sofreu nas cenas da crucificação. “Estava muito frio, abaixo de zero, no topo de uma montanha no sul da Itália. Na noite anterior, nevou e eu fiquei preocupado. Foram seis horas na maquiagem para fazer as chagas. Um secador soltava um ar quente para ajudar, mas pedi que fizéssemos de uma vez só a cena”, lembra o ator.