A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta, nesta segunda-feira, 16, sobre o risco aumentado de pneumonia e aspiração em pacientes que utilizam medicamentos para tratar diabetes e obesidade, como Ozempic e Mounjaro, quando submetidos à anestesia ou sedação profunda. O aviso inclui nove medicamentos da classe dos agonistas GLP-1 e recomenda que médicos questionem previamente os pacientes sobre o uso desses fármacos antes de qualquer procedimento que envolva sedação.
É importante lembrar que medicamentos como o Ozempic têm se tornado comuns para outros usos, como o emagrecimento. O uso declarado do medicamento por celebridades para fins estéticos acaba gerando uma popularidade que leva ao uso não supervisionado por médicos, aumentando os riscos de efeitos colaterais indesejados. A determinação da Anvisa reforça a atenção com o uso.
Entre os medicamentos listados no alerta estão Ozempic, Rybelsus, Wegovy, Saxenda, Victoza, Xultophy, Soliqua, Mounjaro e Trulicity. Segundo a Anvisa, esses remédios, que retardam o esvaziamento gástrico, aumentam o risco de aspiração de alimentos e líquidos pelo paciente sedado, o que pode resultar em pneumonia.
A agência destacou que solicitou aos fabricantes a inclusão dessa advertência nas bulas dos medicamentos e orienta os médicos a verificarem se o paciente está com o estômago vazio antes de iniciar a sedação. Vale ressaltar que esses medicamentos possuem aprovação de uso para o tratamento de diabetes tipo 2.
O comunicado da Anvisa ressalta que, embora estudos internacionais ainda não tenham estabelecido uma relação direta entre o uso dos agonistas GLP-1 e o risco de aspiração, as evidências sobre seus efeitos no organismo já justificam o alerta preventivo sobre a possível complicação.
FONTE: Jornal Opção