Uma massa de ar frio proveniente do Sul do Brasil está prevista para atingir Goiás neste final de semana, trazendo alívio para as altas temperaturas registradas recentemente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada dessa frente fria poderá provocar chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. As temperaturas máximas no estado podem alcançar até 33°C durante esse período.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que a frente fria está se deslocando do sul para o sudeste, o que deve influenciar no aumento das chuvas. “Nós vamos ter um alinhamento, vai melhorar o fluxo. As chuvas estão acontecendo, mas de maneira bem isolada,” disse Amorim. Ele acrescentou que as precipitações devem ocorrer de forma mais generalizada entre sexta-feira (4) e sábado (5).
O informativo do Cimehgo também destaca que a combinação de calor e umidade, característica do clima no Centro-Oeste, favorece a formação de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e raios.
Previsão do tempo para Anápolis e Goiânia
Além das cidades do sul goiano, como Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Chapadão do Céu, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Mineiros, Paranaiguara, São Simão e Serranópolis, Anápolis e Goiânia também devem sentir os efeitos da frente fria.
Para Anápolis, a previsão indica um dia chuvoso nesta sexta-feira (4), com temperaturas variando entre 20°C e 29°C e 67% de chance de chuvas ao longo do dia.
Em Goiânia, a sexta-feira apresenta mudança no tempo, com previsão de chuva leve. A temperatura varia entre 21°C e 31°C, com 40% de probabilidade de chuva e volume previsto de 0,5 mm. A umidade sobe para 47%, e os ventos atingem 3,89 m/s.
A população deve estar atenta às condições climáticas e seguir as orientações dos órgãos competentes para garantir a segurança durante o período de instabilidade.
FONTE: Redação
Leia também: Funcionamento dos bancos muda a partir de sexta