Goiás entra na primavera a partir desta segunda-feira (22) e, portanto, encerra oficialmente o longo período de estiagem. No entanto, junto com a nova estação, chega também um alerta importante emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo): ao menos 62 municípios, incluindo Goiânia, permanecem sob risco de tempestades severas nos próximos dias.
Nova estação começa com influência do La Niña
A primavera, que seguirá até 21 de dezembro, terá influência direta do fenômeno La Niña. Assim, a expectativa é de chuvas irregulares, tempestades e frequentes em várias regiões do Estado. Já neste domingo (21), a previsão aponta sol forte pela manhã, aumento da nebulosidade no decorrer do dia e pancadas isoladas de chuva. As temperaturas continuarão elevadas, chegando a 37 °C no Oeste e a 34 °C na capital, com umidade do ar variando entre 30% e 85%.
Estiagem prolongada aumenta riscos de incêndios
Apesar da chegada das chuvas, os efeitos da estiagem ainda preocupam. A região norte acumulou 138 dias consecutivos sem registro de precipitações, enquanto o leste contabilizou 136 dias. Em contrapartida, regiões como sudoeste, sul e central tiveram o ciclo de seca interrompido recentemente, com apenas um dia sem chuva. Essa condição prolongada elevou consideravelmente o risco de incêndios florestais. Além disso, 129 municípios seguem em alerta máximo por causa do chamado “Fator 30 30 30” — combinação de temperatura acima de 30 °C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos fortes, cenário que facilita a propagação do fogo.
Situação crítica dos rios goianos
A estiagem também impactou diretamente os recursos hídricos. De acordo com o Cimehgo, o Rio Meia Ponte, responsável pelo abastecimento de Goiânia, alcançou o nível crítico 2. Outros cursos d’água importantes, como o Araguaia (em Aruanã e Nova Crixás), o Vermelho (a montante da Cidade de Goiás), o Turvo (em Edéia) e o Verde (em Paraúna), também registraram níveis abaixo da média esperada.
Previsão
Entre 22 e 28 de setembro, espera-se calor forte e tempo instável em cidades como Anápolis e Goiânia, com tardes de pancadas de chuva ou trovoadas. Em Anápolis, por exemplo, os dias começam com céu mais claro e temperaturas entre 21°C e 28°C, mas à tarde nuvens carregadas devem surgir, trazendo pancadas de chuva.
Em Porangatu, o calor sobe ainda mais, chegando a cerca de 36-37°C, intercalado com nebulosidade e possibilidade de tempestades à tarde, sobretudo entre os dias 23 e 24. Caldas Novas verá dias quentes com máximas em torno de 30-31°C, alternando entre sol, nuvens e pancadas isoladas de chuva.
Já em Jataí, o sol vai predominar, com poucas nuvens à tarde, temperaturas máximas próximas de 35-37°C e noites mais amenas. Assim, para quem vai programar atividades externas, recomenda-se atenção às entradas de nuvens e deixar plano B de chuva à tarde.
Fonte: Redação
Leia também: Goiás: Veja quem são as vítimas da tragédia que deixou 8 mortos



