Goiás pode enfrentar tempestades com granizo e raios, veja

raios__1_-22104073 (1)

A Defesa Civil emitiu alerta para tempestades intensas em Goiás nesta terça-feira (20). Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o estado pode registrar chuvas fortes, raios, rajadas de vento acima de 50 km/h e queda de granizo. Além disso, os acumulados podem chegar a 70 milímetros por dia em áreas isoladas.

Frente fria provoca aumento da instabilidade

De acordo com o prognóstico, o cenário ocorre por causa do avanço de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil. Com isso, há a formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026. Esse sistema, portanto, favorece períodos prolongados de chuva.

Além disso, a ZCAS forma um corredor de umidade conhecido como “rio atmosférico”. Esse fluxo transporta vapor d’água da Amazônia até o Sudeste, passando pelo Brasil Central. Assim, a instabilidade aumenta em todas as regiões de Goiás.

Risco elevado de chuva volumosa e granizo

Como consequência, haverá aumento significativo da nebulosidade ao longo do dia. Dessa forma, a previsão indica chuvas frequentes e volumes elevados. Por isso, o risco de tempestades severas permanece alto.

Diante desse cenário, podem ocorrer alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. Por esse motivo, a Defesa Civil orienta atenção redobrada da população.

Previsão por regiões de Goiás

Na região Leste, os volumes devem ser mais elevados. Municípios como Luziânia, Formosa, Cristalina, Planaltina, Águas Lindas de Goiás e Cidade Ocidental podem registrar até 60 mm.

Em seguida, a região Norte pode alcançar acumulados de até 55 mm. A área inclui Porangatu, Uruaçu, Minaçu, Campinorte, Niquelândia e São Miguel do Araguaia.

Já na região Central, os acumulados devem chegar a 50 mm. Estão incluídas Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Goianira, Inhumas e Senador Canedo.

Enquanto isso, o Oeste pode receber cerca de 45 mm. A previsão vale para Iporá, São Luís de Montes Belos, Cidade de Goiás, Jussara, Aragarças, Montes Claros de Goiás e Bom Jardim de Goiás.

No Sul, os volumes devem ficar em torno de 40 mm. Estão na lista Itumbiara, Caldas Novas, Catalão, Morrinhos, Pires do Rio, Goiatuba e Quirinópolis.

Por fim, o Sudoeste pode registrar até 35 mm. A região inclui Rio Verde, Jataí, Mineiros, Santa Helena de Goiás, Montividiu e Chapadão do Céu.

Orientações à população

A recomendação é acompanhar os alertas oficiais dos órgãos de defesa. Além disso, é importante evitar áreas alagadas e locais com risco de queda de árvores ou descargas elétricas.

Fonte: Redação

Leia também: Veja quem são os enfermeiros suspeitos de matar pacientes

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro