Anápolis está entre os municípios que estão sob risco de tempestades, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Janeiro é conhecido por ser o mês mais chuvoso do ano na região, e o Cimehgo prevê uma média histórica de cerca de 266 mm de chuva para Anápolis neste mês.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, nos primeiros quatro dias de 2024, a cidade já registrou aproximadamente 20 mm de chuva, com algumas áreas recebendo uma precipitação ainda maior. Esse volume representa cerca de 20% do esperado para o mês de janeiro. Amorim ressalta que a expectativa é que ocorram mais chuvas nos próximos dias.
O boletim do Cimehgo menciona que uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou sobre o Brasil, criando um corredor de umidade que se estende desde a região norte até o sudeste do país. Isso resultará em áreas de instabilidade e, consequentemente, em chuvas intensas em várias regiões do estado de Goiás, na sexta-feira (05). Em Anápolis, por exemplo, espera-se uma variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia.
A previsão é de um volume de chuva em torno de 10 mm em Anápolis, com temperaturas variando de 19ºC a 27ºC. Em Goiânia, a temperatura máxima poderá chegar a 30ºC, e a umidade relativa do ar variará entre 50% e 95%.
O Cimehgo também emitiu um alerta para o risco potencial de chuvas intensas em várias regiões de Goiás, com valores de 20 a 40 mm/hora ou 70 mm/dia. Essas chuvas podem ser acompanhadas por rajadas de vento superiores a 60 km/h e raios.