Começou o tradicional Circuito das Cavalhadas de Goiás, que reunirá 15 municípios até o final de outubro. Neste ano, a festa terá início em Santa Cruz de Goiás e passará por Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, Niquelândia e Silvânia.
As Cavalhadas são uma representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica, retratando os confrontos históricos dos séculos IX e XV. Com 12 cavaleiros de cada lado, as encenações são repletas de ornamentos e coreografias. Além disso, a festa conta com a presença dos Mascarados, que representam o povo e promovem algazarras pelas ruas, a pé ou a cavalo.
A Cavalhada de Pirenópolis, a mais antiga do Brasil, é considerada Patrimônio Cultural do país. Iniciada em 1826 pelo Padre Manuel Amâncio da Luz, a encenação se tornou um dos eventos mais importantes da Festa do Divino Espírito Santo, atraindo fiéis e turistas de diversas partes da região. Não perca a oportunidade de vivenciar essa tradição histórica e cultural nas Cavalhadas de Goiás. Confira a programação completa para não perder nenhum detalhe deste emocionante espetáculo.
Calendário das cavalhadas em Goiás
- Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás
Data: 18 e 19 de maio
- Cavalhadas de Posse
Data: 18 e 19 de maio
- Cavalhadas de Jaraguá
Data: 18, 19 e 20 de maio
- Cavalhadas de Pirenópolis
Data: 19, 20 e 21 de maio
- Cavalhadas de Luziânia
Data: 11 de maio
- Palmeiras de Goiás
Data: 31 de maio, 1 e 2 de junho
- Hidrolina
Data: 15 e 16 de junho
- São Francisco de Goiás
Data: 15 e 16 de junho
- Crixás
Data: 29 e 30 de junho
- Silvânia
Data: 14 de setembro
- Cedrolina (Santa Terezinha de Goiás)
Data: 20 e 21 de junho
- Corumbá de Goiás
Data: 5, 6 e 7 de setembro
- Pilar de Goiás
Data: 7 e 8 de setembro
- Niquelândia
Data: 28 de setembro
- Cidade de Goiás
Data: 25 e 26 de outubro