Você já pensou em como assistir a um filme pode ser mais do que apenas entretenimento, mas também uma forma de auxílio no tratamento de distúrbios emocionais? Pois é isso que a cinematerapia propõe: utilizar filmes como ferramenta de apoio à terapia psicológica.
A psicóloga Ana Fernández relata casos de pacientes que perceberam suas compulsões e transtornos após assistir a determinados filmes, como “Triste obsessão” e “Bata antes de entrar”. Essas experiências levaram a pesquisas científicas que investigam os benefícios da cinematerapia no processamento do luto, superação de um rompimento amoroso e enfrentamento de traições.
A cinematerapia consiste em selecionar filmes, cenas ou curtas-metragens que abordem temas relacionados aos desafios emocionais enfrentados pelo paciente, de forma a estimular reflexões e insights durante o tratamento psicológico. A ideia é que a identificação com personagens e situações apresentadas na tela possa facilitar a expressão de emoções e promover insights que contribuam para o processo terapêutico.
Portanto, se você está enfrentando algum desafio emocional e busca uma forma diferente de apoio terapêutico, talvez a cinematerapia seja uma opção a ser considerada. Consulte um psicólogo especializado e descubra como a experiência de assistir a um filme pode ser transformadora para a sua jornada de autocuidado e autoconhecimento.