Entre as melhores cidades para viver na Europa, algumas nem surpreendem. Enquanto isso, outras já são velhas conhecidas de brasileiros e brasileiras.
O primeiro lugar das cidades europeias com melhor qualidade de vida vai para…
…Zurique! Conforme o relatório, uma das maiores cidades da Suíça conquistou a liderança devido à melhor qualidade de vida. Isso se dá, sobretudo, pelos seguintes fatores:
- altos índices de emprego
- serviços de saúde
- situação financeira
- transporte público
- qualidade do ar
No entanto, quando se trata de procurar moradia dentro da cidade, os preços não são tão amigáveis quanto os demais atributos. Aliás, o problema de habitação é bem recorrente, mesmo entre as cidades europeias com melhor qualidade de vida.
Só para ilustrar, apenas 11% dos entrevistados em Zurique consideraram ‘fácil’ encontrar moradia acessível. Apesar disso, o município obteve uma taxa notável de satisfação geral de 97%.
Outras cidades europeias com boa qualidade de vida
Entretanto, Zurique não é a única cidade que oferece excelente qualidade de vida. Pelo contrário, como mostra o estudo, outras regiões em toda a Europa também representam o melhor em termos de satisfação e bem-estar.
Cada uma delas cidades oferece um ambiente que promove a qualidade de vida para as pessoas que decidem emigrar. Isso abrange características únicas que vão desde a sofisticação urbana até o charme cultural e acessibilidade.
Neste sentido, a lista completa com as dez cidades mais habitáveis da Europa são:
- Zurique, Suíça.
- Copenhague, Dinamarca.
- Groningen, Países Baixos.
- Gdansk, Polônia.
- Leipzig, Alemanha.
- Estocolmo, Suécia.
- Genebra, Suíça.
- Rostock, Alemanha.
- Cluj-Napoca, Romênia.
- Braga, Portugal.
Um dos melhores destinos da Europa
Vale lembrar que Braga, representante portuguesa entre as cidades europeias com melhor qualidade de vida, é uma das preferidas dos brasileiros. Afinal, eles são mais de 15 mil em uma população total que não passa dos 200 mil habitantes.