Após 160 dias sem chuvas, algumas cidades de Goiás podem ter precipitações neste fim de semana. Mesmo que sejam esparsas e de baixo volume, as chuvas trazem um alívio temporário ao estado. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou um boletim com previsões que indicam mudanças no tempo para os próximos dias.
Chuvas no Sudoeste de Goiás
No sábado (28), a região Sudoeste é a que tem maior chance de chuva. Estima-se que o volume chegue a 5 mm em algumas áreas. Cidades como Rio Verde, Jataí, Goiatuba e Santa Helena de Goiás podem registrar precipitações de até 1 mm. Embora sejam números baixos, representam uma interrupção na longa estiagem.
Precipitações em outras regiões
Goiânia, Goiandira, Três Ranchos e Ipameri também devem ter chuvas, mas com volumes menores, de apenas 1 mm. A previsão indica que o cenário de seca continuará para grande parte do estado.
Mudança no domingo
No domingo (29), a região Central e Sul de Goiás ganhará destaque no boletim de chuvas. Goiânia, Itumbiara, Catalão e Ipameri poderão registrar precipitações leves de 1 mm, enquanto a região Sudoeste terá uma pausa.
Altas temperaturas permanecem
Apesar da previsão de chuva, o calor intenso não dará trégua. Porangatu deve registrar máximas de até 41ºC, enquanto em Alto Paraíso, as temperaturas ficam entre 22ºC e 31ºC. Em Anápolis, a previsão é de calor entre 22ºC e 35ºC, sem chuvas à vista.
Mesmo com a chegada de chuvas esparsas, a seca prolongada em Goiás exige atenção. O baixo volume de precipitações reforça a importância de medidas para preservar os recursos hídricos e minimizar os impactos da estiagem.
FONTE: Redação – Janayna Carvalho
Leia também: