Com a campanha “Prevenir, testar e tratar”, do Ministério da Saúde para 2015, o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids de Anápolis promove nesta sexta-feira, 13, de 8 às 11 horas, uma blitz educativa no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-060, km 90. A intenção é orientar os motoristas que viajarão durante o feriado.
Além disso, outras unidades de saúde do município oferecerão palestras educativas e distribuição de preservativos.
Atualmente em Anápolis, existem 900 pacientes registrados com HIV ou Aids. No primeiro mês deste ano, 18 novos casos chegaram à unidade de saúde Ilion Fleury, no Bairro Jundiaí – onde funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento de DSTs. O número é crescente no público jovem, de 18 a 24 anos, e, principalmente, entre os jovens homossexuais.
No Brasil
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é “fundamental” que a sociedade tenha postura “ativa” de prevenção e lide com o corpo “de forma responsável”. De acordo com o MS, desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de AIDS no Brasil.
A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de AIDS novos ao ano. O coeficiente de mortalidade por AIDS caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.
Fonte: Ministério da Saúde e Prefeitura de Anápolis