É extremamente comum encontrar pessoas que cortam carboidratos quando estão em busca de perder uns quilinhos. Essa escolha, porém, não é nada boa para a saúde. Afinal, o macronutriente é responsável por fornecer energia e garantir o bom funcionamento do corpo.
Como o carboidrato não deve ser deixado de lado, a coluna Claudia Meireles entrou em contato com a nutricionista Danielle Luz Gonçalves para descobrir quais opções podem ser ingeridas sem prejudicar a meta de quem deseja emagrecer.
Melhores carboidratos para incluir na dieta
Batata-doce
De acordo com Danielle Luz Gonçalves, a batata-doce é rica em fibras e tem um índice glicêmico moderado, ou seja, libera açúcar na corrente sanguínea de forma gradual. A nutricionista ainda afirma que o alimento evita picos de insulina e ajuda no controle do apetite.
“A liberação controlada de glicose ajuda a manter a energia por mais tempo e diminui a vontade de consumir alimentos em intervalos curtos, sendo uma ótima aliada para quem deseja emagrecer”, destaca Danielle
Quinoa
Considerada um superalimento, a quinoa também é uma ótima opção de carboidrato pela alta concentração de proteínas, fibras e baixo índice glicêmico, diz a nutricionista. Segundo a especialista, as fibras presentes no alimento ajudam na digestão, reduzem a absorção de gorduras e promovem saciedade.
Por ser rica em “proteína de qualidade”, a quinoa também pode ajudar na manutenção da massa muscular, que impulsiona o metabolismo ativo e favorece a queima de calorias.
Aveia
Queridinha das dietas, a aveia também é uma excelente fonte de fibra solúvel, especialmente o beta-glucano. De acordo com Danielle Gonçalves, a substância tem propriedades para diminuir o apetite e prolongar a saciedade.
“[A aveia] também ajuda a regular os níveis de colesterol e estabilizar a glicose no sangue, prevenindo oscilações que possam levar à compulsão alimentar”, diz Danielle Gonçalves.
Além disso, Danielle Gonçalves também defende o consumo do carboidrato por ser uma opção extremamente versátil, que pode ser incluída em receitas e se adapta a diferentes dietas.
Apesar dos alimentos indicados por Danielle Gonçalves serem ótimas escolhas para quem busca um estilo de vida mais saudável, é importante consumi-los com moderação.
FONTE: Metrópoles
Leia também: 4 características em pessoas adultas que podem indicar autismo