A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 05 de junho. Até o momento, mais de 39 mil pessoas, que fazem parte do público alvo, foram imunizadas o que representa 54% da meta. O objetivo é que, em Anápolis, mais de 85 mil pessoas recebam uma dose.
A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A Secretaria de Saúde alerta que a vacina é de extrema importância para os grupos prioritários: idosos, crianças – maiores de seis meses a menores de cinco anos -, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto, portadores de doenças crônicas, e presidiários e funcionários do sistema prisional.
Para a população acamada, o serviço é disponibilizado nas residências. A solicitação deve ser feita na unidade de saúde da família da região de abrangência ou pelo telefone (62) 3902-2493 para os bairros sem cobertura do Programa de Estratégia de Saúde da Família. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da família e nos Cais do Jardim Progresso e Abadia Lopes da Fonseca, das 7h30 às 17 horas.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, além de ser transmissível, tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe vem ao longo dos anos contribuindo na prevenção da gripe e seus complicadores. O objetivo é reduzir internações hospitalares, óbitos e gastos com remédios para tratamento de infecções secundárias.
Fonte: Prefeitura de Anápolis