Adicione o texto do seu título aqui

Campanha contra sarampo e pólio segue até 31 de agosto

Mais da metade das crianças anapolinas que estão no grupo de vacinação da campanha nacional já foram imunizadas até sábado, 18, quando aconteceu o Dia D em 45 postos e na Praça Americano do Brasil. No total, 55,38% do público-alvo – crianças de 1 a 5 anos incompletos – receberam vacinas contra o sarampo e 54,24% contra a poliomielite.
Ainda faltam duas semanas para o encerramento da campanha, que termina em 31 de agosto, por isso a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade da vacinação. “Quem não levou as crianças para se vacinarem, devem procurar um dos postos de imunização”, destaca o coordenador de Vigilância, Júlio César Spíndola. Confira abaixo a lista de unidades com salas de vacinação.
Mobilização
Neste ano, o governo federal aproveitou a campanha nacional contra a paralisia infantil, que sempre acontece em agosto, para também imunizar as crianças contra o sarampo, já que os casos da doença aumentaram no País. Inclusive, estados da região norte como Amazonas e Roraima, tiveram a vacinação antecipada. Segundo o Ministério da Saúde, esse aumento do vírus é explicado pela constante migração para o Brasil.
Outra preocupação é relacionada ao fato de muitas pessoas deixarem de se vacinar. Em algumas cidades, a imunização está abaixo da meta de 50% de sarampo e até da poliomielite, doença erradicada há anos no Brasil. “Há uma preocupação com esses casos. Por isso temos que conscientizar a população sobre a importância de se proteger”, ressalta Júlio César Spíndola.
Sobre o sarampo
A prevenção contra o sarampo é a tríplice viral, medicação injetável que que também protege contra a caxumba e a rubéola. O sarampo é transmitido através da fala, tosse, respiração e secreções expelidas pelo doente. Considerada uma doença infecciosa altamente contagiosa, ela se manifesta por manchas avermelhadas na pele que se iniciam no rosto e progridem em direção aos pés.
Outros sintomas também conhecidos são febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Além disso, o sarampo também compromete o funcionamento de diversos órgãos. O período de transmissão pode variar entre quatro e seis dias até o surgimento dos sintomas.
Sobre a paralisia infantil
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença grave que é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à imobilidade irreversível dos membros. A principal maneira de evitá-la é por meio da vacina que pode ser oral ou injetável, dependendo do cartão da criança.
Embora a imunização esteja disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde alertou em nota que mais de 300 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo do esperado, o que é um sinal vermelho para o risco de volta da doença, erradicada desde 1994 no País.
Vacinação até 31 de agosto (8h às 17h)
Unidades de saúde:
Bairro JK
Jardim Guanabara
Parque dos Pirineus
Bairro das Bandeiras
Anexo Itamaraty
Bairro São Lourenço
Adriana Parque
Vivian Parque
Vila União
Jardim Arco Verde/Setor Sul
Setor Industrial Munir Calixto
Conjunto Filostro Machado
Bairro Calixtolândia
Bairro São Carlos
Bairro Recanto do Sol
Jardim Suíço
Vila Fabril
Bairro Jundiaí – Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury (Osego)

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também