Um trajeto de mais de 300 quilômetros de extensão, que percorre oito cidades históricas de Goiás (Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco, Jaraguá e a cidade de Goiás, Cocalzinho, Itaguari e Itaberaí), agora ainda mais valorizado dentro da rota turística do Estado.
Isso porque o deputado estadual Amilton Filho (MDB), no ano de 2021, apresentou projeto de Lei solicitando que o Caminho de Cora Coralina fosse considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. E, deu certo. A proposta foi aprovada nesta semana, em segunda votação, no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
“O Caminho de Cora agora é patrimônio oficial de todos os goianos, uma rota turística de Goiás que crescerá muito e ajudará todas as cidades a desenvolverem o turismo local, gerando renda e emprego para os moradores das cidades. Feliz demais por mais essa vitória do mandato!”, afirmou Amilton.
Em 2017, foi retomada a implementação do Caminho de Cora Coralina pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo, que ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras unidades de conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina.
“Muitos turistas já caminham ou pedalam pelo percurso, que na história remonta à rota de bandeirantes que desbravaram o Estado no passado. A nossa proposta, aprovada na Alego, segue para sanção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é nosso parceiro no desenvolvimento das cidades goianas. Logo, vamos comemorar ainda mais”, completou o deputado.