O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu nesta quarta-feira (30) o Troféu Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, concedido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em Brasília, em reconhecimento ao desempenho de Goiás, que conquistou o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio.
A honraria destacou os resultados da rede estadual de ensino no índice divulgado pelo Ministério da Educação, em que Goiás alcançou nota 4,8 no Ensino Médio, empatado com o Espírito Santo.
Ao receber o troféu, Caiado destacou os investimentos e o compromisso do governo com a educação no estado.
“O reconhecimento de uma instituição de tamanha acrescenta como o CIEE me deixa honrado. Em Goiás, não falta palavra para educação. Temos condições de dar um ensino de qualidade a todos e de qualificar a juventude para que alcance independência e gere sua própria renda”, afirmou o governador.
Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação, acompanhou a cerimônia e ressaltou a importância de uma gestão comprometida com o avanço educacional e a inclusão. “A educação em Goiás tem como prioridade oferecer aulas, alimentação, material e uniforme para o aluno, enquanto investimos para que os professores também percebam esse compromisso. Temos um governo que pensa em todas as pessoas”, disse Gavioli, acrescentando que o sucesso da educação goiana tem despertado o interesse de representantes de outros estados e até de outros países.
Humberto Casagrande, diretor-executivo do CIEE, destacou que Ronaldo Caiado é apenas o segundo homenageado com o troféu, criado para contribuições importantes na área de educação. “Goiás possui uma gestão com o maior número de aprendizes ligados ao governo, algo que não é obrigatório, mas reflete o compromisso com a juventude. Precisamos do apoio do poder público para criar oportunidades e elevar a capacidade dos jovens no Brasil”, ressaltou Casagrande.
Histórico e impacto dos investimentos
Desde 2019, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 7,4 bilhões na rede estadual de ensino, um montante direcionado a melhorias estruturais e programas pedagógicos voltados ao desenvolvimento dos alunos e ao apoio aos profissionais da educação. Esses esforços permitiram que o estado obtivesse, além do destaque no Ensino Médio, uma nota 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental, empatando em primeiro lugar com o Paraná e o Ceará.
O Troféu Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, que leva o nome de um dos grandes expoentes da educação brasileira, é apresentado a personalidades que trazem benefícios para o avanço das iniciativas do CIEE, seja por meio de apoio intelectual ou financeiro. Nathanael, que foi presidente emérito do CIEE, deixou um legado de estudos e publicações externas para os desafios educacionais no país e foi membro das academias Paulista e Brasileira de Educação.
FONTE: Redação – Janayna Carvalho
Leia também: Estudo fornece a primeira prova da ligação entre plástico e autismo