Um estudo recente conduzido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que o consumo de refrigerantes, como a Coca-Cola, pode reduzir a expectativa de vida em aproximadamente 12 minutos por porção. A pesquisa analisou 5.800 alimentos e bebidas, avaliando seu impacto na saúde humana com base em fatores como aditivos, gorduras, calorias e teor de açúcar.
Além da coca-cola e outros refrigerantes, outros alimentos ultraprocessados também foram associados a uma diminuição na longevidade. Por exemplo, o consumo de um cachorro-quente pode reduzir a expectativa de vida em 36 minutos, devido à presença de conservantes e nitratos, substâncias relacionadas a certos tipos de câncer. Outros itens, como bacon, cheeseburgers e carnes curadas, também foram identificados como prejudiciais nesse contexto.
Por outro lado, o estudo destacou que a ingestão de alimentos mais saudáveis pode contribuir para o aumento da expectativa de vida. Frutas, vegetais, nozes e certos tipos de peixe, como o salmão assado, foram associados a ganhos significativos em minutos de vida. Os pesquisadores sugerem que substituir 10% das calorias diárias provenientes de carnes processadas por opções mais saudáveis pode adicionar aproximadamente 48 minutos à vida de uma pessoa.
Essas descobertas ressaltam a importância de escolhas alimentares conscientes para promover uma vida mais longa e saudável.
FONTE: Lavras 24h
Leia também: Cremes de acne são recolhidos por conter substância cancerígena