A quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, publicada nesta terça-feira, 17, coloca Brasília na quarta posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Além disso, a Capital foi premiada pela posição ocupada. O estudo é feito pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, foi o representante do governo do Distrito Federal na premiação da Connected Samrt Cities. Além de estar em quarto lugar no País, a Capital é a cidade mais conectada do Centro-Oeste.
Além disso, Brasília foi a primeira no ranking da governança, a segunda em mobilidade, a terceira em economia, a nona em empreendedorismo e a sétima em tecnologia e inovação. “É um fator que influencia e atrai investimentos”, avalia o secretário.
E ele ainda destaca: “Nossa capital tem pontos de destaque nas áreas de ciência e tecnologia, como três parques tecnológicos e sete incubadoras de empresas”.
O objetivo da premiação é promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo, empresas e organizações da sociedade civil, focando no atendimento das necessidades do cidadão consciente, contribuindo para que as cidades brasileiras possam se tornar mais inteligentes e conectadas.
Uma das medidas tomadas pela gestão de Gilvan Máximo foi o lançamento do programa Wfi Social, que leva conexão rápida e gratuita à internet em diversos pontos do DF, como a Rodoviária do Plano Piloto.