SUS deve distribuir Ozempic de graça em breve no Brasil

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde confirmou à CNN que estava avaliando a possibilidade de oferecer semaglutida – princípio ativo do Ozempic – no SUS (Sistema Único de Saúde). O medicamento é usado para tratamento de diabetes e obesidade.

Na realidade, a proposta não é para o SUS ofertar Ozempic. A demanda é para avaliação da semaglutida de nome comercial Wegovy. Do mesmo princípio ativo e da mesma fabricante do Ozempic, o Wegovy é registrado para tratamento de obesidade e sobrepeso, enquanto o Ozempic é registrado para tratamento de diabetes.

“O pedido foi realizado com o objetivo de oferecer uma opção de tratamento para a obesidade em pacientes com histórico de doença cardiovascular estabelecida, sem diabetes, a partir de 45 anos de idade”, declarou a fabricante do medicamento, a Novo Nordisk.

Vale destacar que esses dois medicamentos já estão disponíveis no Brasil, mas limitados à rede privada. A disponibilização no SUS ajudaria a democratizar o acesso aos dois.

Quando o Wegovy seria disponibilizado pelo SUS?


A solicitação para a incorporação de Wegovy no SUS foi protocolada pela Novo Nordisk no dia 16 de dezembro do ano passado. O prazo de análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) é de 180 dias úteis – que pode ser prorrogado por mais 90. Até o mês passado, o Ministério da Saúde estava recebendo inscrições de pacientes interessadas em compartilhar suas experiências com os medicamentos.

O prazo de 180 dias para avaliação da Conitec termina no dia 28 de agosto. Se ele for prorrogado, o prazo termina em 5 de janeiro de 2026. Se for aprovado, o próximo passo seria a Consulta Pública. No mínimo, podemos esperar a disponibilização do medicamento – se ele for aprovado – lá no primeiro semestre do ano que vem.

Fonte: Diário do Comercio 

Leia também: Existem ou não? O que diz a ciência sobre os fantasmas

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também