Multas atingem motoristas que freiam e aceleram em radares

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A fiscalização de trânsito no Brasil está prestes a passar por uma transformação completa, revolucionando, de forma definitiva e significativa, o comportamento de motoristas. De fato, aquele truque antigo de frear antes do radar e acelerar logo depois finalmente terá fim. Isso porque um novo sistema de monitoramento, conhecido como radares de velocidade média, já começou a ser instalado em diversos pontos do país, tanto em rodovias movimentadas quanto em avenidas com grande fluxo de veículos. Portanto, para quem dirige regularmente, atenção redobrada será essencial.

Como funcionam os radares de velocidade média

Ao contrário dos radares tradicionais, que registram apenas a velocidade em um único ponto da via, os novos aparelhos utilizam pares de sensores. O funcionamento é simples, mas extremamente eficiente: primeiro, o veículo passa pelo primeiro radar e sua entrada é registrada, independentemente da velocidade. Em seguida, o sistema contabiliza o tempo gasto entre os dois pontos. Depois, ao cruzar o segundo radar, o software calcula a velocidade média dividindo a distância percorrida pelo tempo gasto. Finalmente, se a média ultrapassar o limite permitido, o condutor receberá multa. Portanto, não adianta mais reduzir a velocidade apenas nos pontos específicos. A única maneira de evitar penalidades será respeitar o limite durante todo o trajeto, do início ao fim, continuamente.

Diferenças em relação aos radares convencionais

Enquanto os radares tradicionais registram apenas a velocidade instantânea em um ponto, os de velocidade média foram projetados especificamente para combater o hábito arriscado de acelerar e frear. Além disso, essa tecnologia promove condução mais uniforme, e ainda contribui para reduzir acidentes, diminuir a poluição e economizar combustível. Portanto, os benefícios são múltiplos, abrangendo segurança e eficiência.

Situação atual no Brasil

De acordo com o Ministério dos Transportes, os aparelhos já estão instalados em alguns trechos, mas aguardam regulamentação federal e homologação do Inmetro para aplicar multas de forma oficial. Por enquanto, funcionam em caráter educativo, e a expectativa é que passem a valer ainda em 2025. Vale reforçar que vídeos e publicações nas redes sociais que afirmam que os radares já multam são fake news. Até o momento, nenhum motorista recebeu multa pelo novo sistema. Portanto, atenção e paciência serão necessárias durante essa transição.

Resultados internacionais comprovam eficácia

Essa tecnologia não é inédita. Países como Itália e Reino Unido já utilizam radares de velocidade média há anos, com resultados expressivos. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Global Road Safety Partnership mostram que reduzir apenas 1% da velocidade média pode diminuir até 4% dos acidentes fatais. Além disso, uma redução de 5% na velocidade pode gerar até 30% menos mortes no trânsito. Portanto, quanto maior a velocidade, maior a energia do impacto e mais graves se tornam os acidentes.

Impactos esperados no trânsito brasileiro

A introdução desses radares deve trazer diversos benefícios diretos: condução mais estável e uniforme, redução significativa de acidentes, menor emissão de poluentes, economia de combustível e diminuição do efeito “sanfona”, que provoca congestionamentos. Em suma, a expectativa é transformar a forma como os brasileiros dirigem, promovendo segurança e responsabilidade.

Respeito à velocidade salva vidas

Os radares de velocidade média marcam um novo capítulo na fiscalização brasileira. Mais do que punir motoristas, o objetivo principal é educar, salvar vidas e transformar a relação com o volante. Portanto, para evitar multas e contribuir para um trânsito mais seguro, motoristas devem respeitar os limites de velocidade durante todo o percurso, sem exceção.

Fonte: Redação

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