Um livro recém-lançado está causando polêmica ao expor os bastidores da Igreja Católica no Brasil. Em A Vida Secreta dos Padres Gays – Sexualidade e Poder no Coração da Igreja (Matrix Editora, 216 páginas), o especialista em sexualidade e religião Brendo Silva, de 33 anos, narra em detalhes a rotina de um seminário católico e o que ele descreve como uma estrutura marcada por hipocrisia, repressão e relações secretas.
Brendo foi seminarista durante sete anos e deixou a formação religiosa ao perceber que não poderia seguir carreira clerical sem esconder sua sexualidade. “Não queria viver uma vida dupla”, afirma. Segundo ele, essa seria a realidade da maioria dos membros do clero: padres e religiosos que mantêm relacionamentos sexuais – homo ou heterossexuais – à margem das regras impostas pela Igreja, especialmente o voto de celibato.
No livro, ele relata que entre os 30 seminaristas com quem conviveu, apenas dois se declaravam heterossexuais. “A maioria dos poucos padres héteros que eu convivi, que era tipo dois em 30, por exemplo, tinha vida dupla, tinha namorada”, denuncia. Após a publicação da obra, ao menos cinco mulheres que teriam filhos com padres procuraram Brendo para relatar suas histórias.
Entre os relatos mais chocantes está a existência de um vocabulário interno no seminário, que associava termos religiosos a expressões sexuais. Segundo ele, “rebanho” era uma gíria para pênis, e “fazer pastoral” significava ter relações sexuais.
Brendo também afirma que comportamentos abusivos são comuns entre as hierarquias e cita um caso envolvendo um arcebispo. Em 2013, ainda no seminário, ele conta que o religioso pedia fotos suas sem camisa e fazia elogios sugestivos. “A homoss3xualidade está presente desde a relação entre os coroinhas até cargos mais altos, como bispos e arcebispos”, declara.
A obra, que mistura relatos pessoais, entrevistas e análise sociológica, levanta discussões sobre sexualidade, poder e os conflitos entre a doutrina da Igreja Católica e a vivência íntima de seus líderes. Até o momento, representantes da Igreja não se manifestaram oficialmente sobre as denúncias.
A Vida Secreta dos Padres Gays promete ser um dos livros mais controversos do ano, ao tocar em uma das instituições mais tradicionais do mundo e colocar luz sobre questões que permanecem, em grande parte, silenciadas.
Fonte: Redação
Leia também: Após beber, quanto tempo devemos esperar para dirigir?