No último sábado (9/8), uma bebê de 8 meses morreu sufocada no bairro Jardim Novo, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a mãe, Vanuza Moura, de 23 anos, decidiu sair para ir a um baile e, consequentemente, deixou a criança sozinha em casa junto com a irmã de apenas 5 anos. Além disso, segundo testemunhas, a saída aconteceu de forma premeditada e sem qualquer tipo de cuidado prévio com as filhas.

Prisão em flagrante
Na manhã de domingo (10/8), Vanuza retornou para casa e encontrou a bebê sem respirar. Em seguida, levou a filha para uma unidade de pronto atendimento da região. Os médicos confirmaram a morte por sufocamento e levantaram a suspeita de engasgo. A Polícia Civil prendeu a jovem em flagrante por abandono de incapaz seguido de morte.
Casa em condições insalubres
Agentes da Polícia Militar foram até a residência e encontraram um ambiente sem condições de segurança para crianças. As paredes estavam sujas, as roupas rasgadas e o local totalmente insalubre.
Testemunhas confirmam abandono frequente
Vizinhos relataram que Vanuza saía com frequência e deixava as filhas sozinhas. Segundo eles, a prática era recorrente, inclusive durante a noite.
Destino da filha mais velha
O Conselho Tutelar assumiu a guarda temporária da criança de 5 anos. Já Vanuza foi encaminhada para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.
Fonte: Redação
Leia também: Homem é preso em Anápolis por agredir filha de apenas 3 meses