De acordo com dados do Google Trends, o Brasil é o segundo país que mais pesquisa sobre o transtorno da ansiedade, ficando apenas atrás da Ucrânia.
As buscas por esse assunto aumentaram nos últimos 12 meses, com destaque para termos como sintoma, transtorno de ansiedade, depressão, ataque de pânico e doença. A Ucrânia lidera o ranking devido à guerra que ocorre no país desde 2022, onde a ansiedade está relacionada à incerteza e ameaças à vida.
No Brasil, dois em cada três estudantes universitários afirmam sentir ansiedade diariamente, sendo a segunda maior porcentagem entre os países participantes da pesquisa.
O tratamento dessa condição é realizado de maneira clínica por psicólogos ou psiquiatras, podendo incluir o uso de medicação. Nordeste do Brasil é a região com o maior número de buscas sobre ansiedade, liderada pelos estados da Paraíba, Maranhão, Ceará, Piauí e Pernambuco.
As pesquisas brasileiras também se destacam pelo interesse em remédios naturais e formas de controlar crises de ansiedade.