Com o lema Sem Segurança Não Tem Festança, o Corpo de Bombeiros de Goiás lança nesta sexta-feira, dia 5, às 8h30, a Operação Carnaval 2016. A solenidade acontece no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia. A ação será intensiva em todo o Estado, de 5 a 10 de fevereiro, com o reforço de 573 bombeiros atuando em postos avançados de monitoramento, além dos atendimentos realizados pelos quartéis operacionais da Corporação. O foco será no trabalho educativo como forma de sensibilizar os foliões a não estragarem a festa. A ideia é de que pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias, em especial afogamentos.
Neste dia 2, o CBM promoveu uma instrução teórica e prática de prevenção e resgate de vítimas em rios, lagos, lagoas, represas e outros para os militares do 1º Comando Regional Bombeiro Militar (1º CRBM) que irão trabalhar durante o Carnaval em todo Estado. O objetivo do treinamento, realizado na Fazenda Amaralina, em Goiânia, foi atualizar o conhecimento da tropa para esse tipo de atendimento com ou sem embarcação. Os militares do interior também estão passando pelo treinamento.
Durante a instrução, foram abordados temas como técnicas de resgate de vítima de forma individual ou com duplas de guarda-vidas, pilotagem de embarcação, resgate de vítima com motonáutica, demarcação de área de banho, entre outros. Foi realizado ainda um simulado de socorro à vítima de afogamento.