Caso raro: bebê nasce com quatro rins em Goiás

Uma bebê de um ano, chamada Isis Eloah Ferreira Alves, nasceu prematura com uma condição rara em Brasília, no Distrito Federal. Ela possui quatro rins, uma malformação conhecida como “rins supranumerários”, que possui somente cerca de 100 casos registrados na literatura médica mundial.

O chefe do setor de urologia do Hospital da Criança de Brasília (HCB), Hélio Buson, explicou que essa malformação ocorre durante o desenvolvimento dos rins durante a gestação. No entanto, ter múltiplos rins não afeta o funcionamento normal do corpo. Embora exista a possibilidade de complicações no futuro, um acompanhamento clínico contínuo por muitos anos é necessário.

A mãe da bebê, Thalia Silva Alves, de 21 anos, relatou que a gravidez não foi planejada e que o pai não quis participar da criação de Isis. A bebê foi transferida para o Hospital da Criança José Alencar (DF) logo após o nascimento. Somente aos cinco meses, os médicos descobriram que Isis tinha quatro rins.

A urologista-pediátrica Larissa Marinho, que também acompanha o caso, revelou que um dos rins da bebê sofreu uma obstrução devido ao acúmulo de urina. Isso fez com que o órgão aumentasse de tamanho e pressionasse o estômago e o intestino. Isis passou por uma cirurgia para remover esse rim disfuncional e, apesar das complicações, a bebê se recuperou bem. Desde então, a menina não apresentou mais complicações renais.

Atualmente, Isis está estável em relação à função renal, mas ainda enfrenta algumas complicações devido ao tempo em que esteve intubada, já que nasceu prematura. A mãe está otimista em relação ao futuro da sua filha e continuará acompanhando de perto sua saúde.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro