O bar “Sips”, localizado em Barcelona, foi eleito o número um do mundo na edição de 2023 do The World’s 50 Best Bars, evento que ocorreu em Singapura. O estabelecimento, liderado por Simone Caporale e Marc Alvarez, é conhecido por seus drinques inovadores e releituras de clássicos, como a caipirinha.
O “Double Chicken Please” de Nova York ficou em segundo lugar, com destaque para sua proposta única de transformar pratos em drinques. A terceira posição foi ocupada pelo “Handshake Speakeasy” da Cidade do México, um bar escondido que promete uma experiência única aos seus clientes.
Cinco bares da América do Sul figuram entre os 50 melhores, com destaque para o “Alquímico” em Cartagena, Colômbia, que ocupa a 9ª posição e é considerado o melhor da região. Do Brasil, o “Tan Tan” e o “SubAstor”, ambos de São Paulo, aparecem em posições estendidas da premiação – na 56ª e 58ª posições, respectivamente.
Top 10 do Ranking
- Sips (Barcelona, Espanha)
- Double Chicken Please (Nova York, EUA)
- Handshake Speakeasy (Cidade do México, México)
- Paradiso (Barcelona, Espanha)
- Connaught Bar (Londres, Inglaterra)
- Little Red Door (Paris, França)
- Licorería Limantour (Cidade do México, México)
- Tayēr+ Elementary (Londres, Inglaterra)
- Alquímico (Cartagena, Colômbia)
- Himkok (Oslo, Noruega)
Reconhecimentos Adicionais
Foram entregues diversos prêmios especiais na cerimônia. O “Lady Bee”, em Lima, Peru, foi destacado como bar promissor. O “The Clumsies”, em Atenas, Grécia, foi reconhecido como uma “lenda da lista”.
Prêmios de design e hospitalidade foram concedidos ao “Night Hawk” de Singapura e ao “Tres Monos” de Buenos Aires, respectivamente. O bartender GN Chan do “Double Chicken Please” foi homenageado como o melhor da profissão.
Como Funciona a Votação
A lista, que está em sua 15ª edição, é resultado da votação de 680 especialistas, incluindo bartenders e jornalistas de coquetéis de todo o mundo. Cada membro vota com base nas experiências dos últimos 18 meses. A votação ocorre de forma anônima e os votantes não podem eleger seus próprios bares.
Bares Sul-Americanos em Destaque
Além das grandes cidades globais, a América do Sul mostrou sua força na coquetelaria mundial. Cinco estabelecimentos da região estão entre os 50 melhores. O “Alquímico”, localizado em Cartagena, Colômbia, não só figura na lista, como é o mais bem posicionado do continente, na 9ª colocação.
Argentina e Peru também marcam presença com estabelecimentos renomados, enquanto o Brasil, apesar de não estar no top 50, ainda é representado por dois bares na lista estendida.